Estudantes aprendem Arquitetura na prática em viagem pedagógica a Brasília

26/09/2022 12h53

Vestibular de Verão 2023, UNITAU, Graduação, Brasília, Viagem pedagógica, Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) retornaram, no último domingo, 18 de setembro, de mais uma edição da tradicional viagem pedagógica do curso para Brasília. O grupo de 43 estudantes chegou na cidade na quinta-feira e visitou referências arquitetônicas.

A atividade acontece uma vez por semestre e é organizada pelo Prof. Me. Benedito Assagra. Podem viajar alunos de todos os semestres do curso, com o objetivo de visualizar na prática, diretamente em uma das melhores fontes, a teoria da sala de aula. “A viagem complementa as aulas de História da Arquitetura, principalmente porque Brasília é um exemplar internacional do projeto de cidade moderna, bem como da chamada Escola Carioca de Arquitetura, visto que Oscar Niemeyer é o responsável pelos edifícios palacianos do conjunto urbano”, explica o docente.

O roteiro inclui alguns dos principais elementos da construção da Arquitetura de Brasília, como o Palácio Itamaraty, o Memorial JK, a Superquadra e o Eixo Monumental, e estimula uma visão além da estética. “Não basta olhar a cidade com seus aspectos de beleza, mas também com a crítica àquilo que o tempo mostrou que precisa ser requalificado”, pontua o professor. “Brasília não é uma cidade para os pedestres e os alunos perceberam essa diferença”, complementa.

Tradicional no curso, a escolha do local para a viagem pedagógica contempla diversos aspectos do aprendizado da Arquitetura. “A visita em Brasília é uma experiência única porque é uma cidade planejada e pensada como capital e também para a ideia de preservação, porque muitos edifícios, como o teatro nacional, estão fechados e necessitando de restauros”, finaliza o Prof. Benedito.

Vestibular de Verão 2023

O curso de Arquitetura e Urbanismo está entre os oferecidos no Vestibular de Verão 2023 da UNITAU, que está com inscrições abertas. Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher entre a prova presencial ou uma prova online agendada.

Mais informações podem ser obtidas aqui.