Entenda as categorias do CICTED e submeta o seu trabalho

22/09/2022 20h25 ⋅ Atualizada em 23/09/2022 11h53

Pesquisa, ciência, Ensino infantil, Ensino médio, Ensino fundamental, Extensão, Pós-graduação, Graduação, CICTED

Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Universidade de Taubaté sedia a 11° edição do CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento). O evento tem o propósito de reunir, valorizar e difundir conhecimento científico e, neste ano, pretende reunir não só os pesquisadores da graduação e da pós-graduação, como também retornar com a participação de professores, alunos e alunas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Cada categoria tem a sua especificidade e para saber com qual delas o seu trabalho dá ‘match’, basta seguir alguns critérios. O importante mesmo é não deixar de participar e de submeter o seu trabalho até 30/09

Conheça as categorias do CICTED:

• ENIC BABY (Encontro de iniciação científica BABY): Categoria exclusiva para estudantes da Educação Infantil.  É necessário submeter um resumo e a apresentação é presencial, em formato de pôster ou produto da investigação.
  • ENIC KIDS (Encontro de Iniciação Científica KIDS): Voltada para estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A apresentação de trabalhos é presencialmente, em formato de pôster ou produto de investigação.
  • ENIC TEENS (Encontro de Iniciação Científica TEENS): Podem ser inscritos trabalhos feitos por estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Nesta categoria, a apresentação também acontece presencialmente, em formato de pôster ou produto de investigação.
  • ENIC JÚNIOR (Encontro de Iniciação Científica JÚNIOR): Para trabalhos de alunos(as) do Ensino Médio. Deve ser submetido um resumo e a apresentação é presencialmente, em formato de pôster.
  • ENIC (Encontro de Iniciação Científica): Exclusiva para alunos(as) dos cursos de graduação na modalidade presencial. É necessário submeter um resumo expandido e a apresentação acontece presencialmente, em formato de pôster. A categoria abre a possibilidade, ainda, para a submissão de trabalhos de autoria de ex-alunos(as) da UNITAU e de outras instituições de ensino e contempla pesquisas realizadas durante a graduação.
  • ENIC EAD (Encontro de Iniciação Científica Educação a Distância): A oportunidade para graduandos dos cursos EAD, de polos distantes de Taubaté. Há a necessidade de submissão de um resumo expandido e, neste caso, a apresentação acontece de forma remota, em formato de comunicação oral.

• MPG (Mostra de Pós-Graduação): Categoria voltada para trabalhos de estudantes dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Há a necessidade de submissão de um artigo e a apresentação desta categoria será remota, em formato de comunicação oral.

• MPP (Mostra de Projetos de Pesquisas): Categoria dedicada a projetos em andamento, não concluídos, de estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação. Nesta, a apresentação também acontece presencialmente e em formato de pôster.

• XVII SEMEX (Seminário de Extensão): No seminário, alunos(as) podem inscrever relatos de experiências em projetos de extensão. Para isso, é necessário fazer um resumo e a apresentação será presencial, em formato de comunicação oral.
  • SEMPRE (Seminário de Práticas Educativas): Direcionado para participantes de projetos desenvolvidos no Ensino Superior ou na Educação Básica, em espaços escolares ou não escolares. A apresentação será presencial, em formato de comunicação oral.

Essa é a oportunidade de você mostrar a sua pesquisa em um congresso científico internacional e adquirir os conhecimentos necessários para continuar trilhando o caminho da ciência. Aproveite e participe!

Compromisso com a Ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.

Júlia Almeida