Eleições são tema de série de vídeos produzida pela TV UNITAU

20/09/2022 20h22 ⋅ Atualizada em 21/09/2022 09h12

Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Série, TV UNITAU, Eleições

A TV UNITAU, produtora de conteúdo audiovisual da Universidade de Taubaté (UNITAU), lança uma série de vídeos no YouTube que explicam sobre os cargos políticos pleiteados em 2022 e suas funções.

A série foi dividida em seis episódios, que abordam a importância de saber escolher o candidato para cada cargo público. Ao longo dos vídeos, que foram produzidos e apresentados por alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual, são discutidos fatores como a diferença entre o voto nulo e voto branco, funções de diferentes cargos políticos e dicas para a hora de votar.

O diretor de programação da TV UNITAU e docente do Departamento de Comunicação, Prof. Me. Thiago Molina, destaca a participação do público jovem no projeto e a veiculação do conteúdo em canais e linguagem acessíveis.  “O nosso papel é aproveitar esse poderoso meio de comunicação por meio das redes sociais e dos vídeos, para trazer temáticas relevantes para sociedade e apresentar de uma forma simples e direta”, comenta.

Prof. Thiago também afirma que a produção desses vídeos contribui para a formação dos alunos. “A oportunidade de trabalhar um roteiro, fazer uma gravação, editar esse material e construir uma mensagem a partir do áudio e do vídeo já é algo muito positivo”, finaliza o docente.

A estudante Luana França, do curso de Publicidade e Propaganda, responsável pela roteirização e produção dos vídeos, conta como a ideia surgiu e qual a abordagem escolhida. “Nós vimos que existia uma playlist antiga no canal que falava sobre as eleições e eu vi a oportunidade de reformular usando uma linguagem mais simples e moderna voltada para o público mais jovem que está começando a vida política agora”, explica.

A Ana Julia, aluna de Jornalismo que participou dos bastidores e como apresentadora de um dos vídeos, conta como a participação colaborou tanto politicamente quanto academicamente. “Consegui aprender a mexer em sistemas que eu ainda não tinha conhecimento, então me ajudou muito profissionalmente. Além de ter contato com informações sobre política que eu mesma não tinha", pontua.

O Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio, docente do Departamento de Ciências Sociais e Letras, ressalta que a participação do público mais jovem em decisões políticas deve ser incentivada. “A voz do jovem é fundamental para que haja uma renovação na maneira de se fazer política”, finaliza.

Os vídeos podem ser acessados no canal da TV UNITAU no YouTube. Confira as datas:

13 de setembro | Episódio: Você sabe as responsabilidades de Deputado Federal e Deputado Estadual?

15 de setembro | Episódio: Você sabe o que faz um Senador?

20 de setembro | Episódio: Você sabe qual o mais alto cargo do Executivo?

22 de setembro | Episódio: Votos Nulo e Branco: Você sabe a diferença?

27 de setembro | Episódio: O que faz um Governador?

29 de setembro | Episódio: Dicas na hora de votar.

TV UNITAU/ACOM/UNITAU