Degusta Cicted apresenta palestrantes internacionais

16/09/2022 12h26 ⋅ Atualizada em 20/09/2022 14h51

CICTED, UNITAU, Professor, Aluno, Iniciação Científica

A comissão organizadora da 11ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) preparou uma sessão de degustação virtual com resumos de algumas das palestras internacionais que integram a programação do evento.

Alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) foram os entrevistadores da série Degusta Cicted. Os vídeos foram produzidos pela TV UNITAU e começam a ser disponibilizados a partir de sexta-feira, dia 16 de setembro, na página da emissora no Youtube e também no portal de notícias da Universidade.

O primeiro vídeo é com o Prof. Me. Luis Cláudio Pereira de Oliveira, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal). Em sua entrevista à aluna Maria Clara Ramos, do curso de Psicologia, o pesquisador comenta a respeito de pistas verbais, auditivas e cinestésicas, que integram a palestra “Neurocomunicação e as estratégias por detrás das palavras”.

“Muitas vezes, nós não percebemos a nossa fala, não percebemos as mensagens inconscientes que estamos transmitindo aos nossos interlocutores”, afirma o palestrante.

No segundo vídeo, a aluna do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU Jane Oliveira entrevista a Profa. Dra. Dulce Noronha, também de Fafe. A professora dá algumas dicas sobre como deve ser sua palestra, denominada “A pós-modernidade e os desafios da formação docente”.

“Sabemos que o conhecimento é um processo de autonomia individual. Cada um tem de construir o seu próprio conhecimento”, destaca a pesquisadora de Portugal.

O terceiro vídeo traz uma entrevista com o Prof. Dr. Boia Efraime Júnior, da Universidade Pedagógica de Moçambique. Em sua palestra, o pesquisador abordará o tema “Dilemas humanitários frente a conflitos armados: memórias e identidades moçambicanas”. Ele foi entrevistado pela aluna de História Maria Luiza e pelo aluno do Mestrado em Desenvolvimento Humano Wilson Toledo de Lima.

“Conflitos ocorrem por diferentes razões, que não são normalmente estudadas pela psicologia. Podem ser de domínio da economia, da política”, avalia o psicólogo moçambicano.

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da UNITAU e integrante da comissão organizadora do XI Cicted, Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, essa é uma oportunidade de fortalecer os laços institucionais.

“Ao recebemos atividades científicas internacionais, essa troca de conhecimentos fica ainda mais enriquecida, contribuindo para o nosso processo de internacionalização, à medida que traz a possibilidade de diálogos interculturais, ampliando nossa visão e nossa reflexão acerca de questões relevantes e necessárias da atualidade”.

As inscrições para o XI Cicted seguem abertas, mais informações sobre o Congresso e a programação podem ser conferidas aqui.