UNITAU oferece orientação de carreira em edição presencial da Feira de Profissões

12/09/2022 18h00 ⋅ Atualizada em 13/09/2022 09h23

UNITAU, Mercado de trabalho, Carreira, Orientação, Feira de Profissões

A Universidade de Taubaté (UNITAU) recebe inscrições para a tradicional Feira de Profissões. Realizada entre os dias 5 e 7 de outubro, no Campus da JUTA, a edição marca o retorno presencial do evento.

A escolha da carreira é parte fundamental da transição da adolescência para a vida adulta. É uma fase de reflexão que envolve análise de afinidades, habilidades, pretensões e objetivos. “É preciso cuidado para não fazer a escolha sem considerar todos esses fatores, uma escolha que pode vir de uma ideia romantizada”, pontua a Profa. Ma. Fernanda Fraga, docente do Departamento de Psicologia e parte da organização da Feira de Profissões.

A psicóloga indica que o vestibulando reúna prós e contras e vá além das pesquisas virtuais sobre cada área. “Deve-se considerar o máximo de informações possíveis, conversar com pessoas que têm a profissão e visitar locais de trabalho para poder estar munido de conteúdo”, recomenda.

A Feira de Profissões da UNITAU é aliada dos estudantes nesta etapa. A programação do evento reúne atividades voltadas ao autoconhecimento, à orientação profissional e à projeção de tendências para carreiras em diferentes áreas. É fundamental, além de conhecer as funções que cada profissão desempenha, estar atento às mudanças do mercado que impactam na atuação.

“A gente passa por um período de transformação. Um processo de alteração, nova revolução industrial. A área de tecnologia de informação, de automação, essa parte que vai exigir uma relação do ‘homem-máquina’, vem sendo ampliada. A gente tem a tendência da inteligência artificial e tantas outras ferramentas, metodologias que estão chegando com essa nova tendência”, afirma a Profa. Dra. Quésia Kamimura, do curso de Ciências Econômicas da UNITAU.

No evento, é possível conhecer os cursos oferecidos pela Universidade de Taubaté de forma ampla e prática, conversando com alunos e professores e participando de vivências, como as oficinas. Na Feira, o vestibulando tem contato com profissionais da área que deseja seguir e com o mercado que encontrará quando estiver formado.

A edição de 2022 da Feira de Profissões começa no dia 5 de outubro, às 18h. No dia 6, a programação acontece das 8h às 12h e 18h às 21h. No dia 7, as atividades vão das 8h às 12h. No evento, a UNITAU abre inscrições para o Vestibular de Verão 2023.

Para participar da Feira de Profissões, preencha o formulário disponível aqui.