Projeto 'Foco na Mente' expande e começa a atender alunos de outros departamentos

12/09/2022 17h51

Projeto de Extensão, Psicologia, saúde mental, Aluno

O projeto Foco na mente surgiu em 2020, com a iniciativa de alunos e professores do departamento de Psicologia da UNITAU. Neste ano, os encontros estão de volta com novidades! Agora, alunos(as) de todos os departamentos e cursos, inclusive do campus Caraguatatuba, poderão ser atendidos pelo projeto, que, neste semestre, funcionará com atividades remotas e presenciais.

Alunos(as) de qualquer período dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade podem solicitar o acolhimento psicológico. Basta enviar uma mensagem para @projetofoconamente, no Instagram, ou preencher o formulário. O acolhimento psicológico inicial começa assim que o(a) aluno(a) procura a ajuda, podendo ser feito de forma presencial, na sala que o projeto mantém no Campus Bom Conselho, ou de forma remota. Depois do atendimento primário, feito com alunos(as) da Psicologia UNITAU, que dura por volta 30 dias, o estudante é encaminhado para um profissional e avalia se deseja continuar ou não com o tratamento, de acordo com a sua necessidade.

Conheça o Foco na Mente

O objetivo da iniciativa é realizar ações educativas sobre saúde mental e produzir conteúdos relevantes sobre o tema para redes sociais. Fernanda da Costa Zollner, psicóloga voluntária e uma das organizadoras do projeto, explica que, além disso, a ideia é promover atividades práticas, bem como participar ativamente de pesquisas científicas sobre a área e oferecer um primeiro acolhimento psicológico aos alunos da Universidade. “A ideia era só atender os estudantes universitários do Campus Bom Conselho, porém, por causa da pandemia e por outros fatores, o projeto foi tomando outros rumos. Foram abertas outras vertentes e uma delas é que, hoje, o projeto atende, por meio do acolhimento psicológico, pessoas de nove Estados do Brasil”, explica Fernanda.

Cuidar da saúde mental é cuidar da sua qualidade de vida e das relações. Acompanhe o projeto nas redes sociais.

+ Projeto de Extensão da UNITAU busca acolhimento em favor da vida no Setembro Amarelo, atendendo alunos(as) e toda a comunidade.

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU.

Júlia Almeida