Semanas pedagógicas contribuem para a formação dos alunos

12/09/2022 17h45

ALUNO, Semana Pedagógica

As semanas pedagógicas são eventos tradicionais no calendário acadêmico e acontecem anualmente na universidade, cuja organização é feita em cada departamento, com a mobilização dos respectivos diretórios acadêmicos, formado por alunas e alunos. Durante o período de até cinco dias, acontecem palestras, atividades, cursos e oficinas, visando ajudar os estudantes na sua formação profissional, bem como apresentar novas possibilidades dentro da sua própria área de atuação

A pandemia exigiu que as semanas pedagógicas dos últimos dois anos fossem feitas no formato remoto, mas, com a retomada das atividades presenciais, os campi da Universidade voltaram a reunir os estudantes em torno das atividades, promovendo a troca de ideias e a interação entre estudantes e profissionais de suas respectivas áreas. Assim, aconteceu no Departamento de Biologia, que neste ano celebrou a valorização da ciência como tema da semana pedagógica do curso. “Os encontros com diversos palestrantes proporcionam aos nossos alunos a possibilidade de conhecer mais sobre sua futura profissão, de consolidar o aprendizado do conteúdo teórico-prático visto em sala de aula e de conhecer outros profissionais”, pontua a Profa. Ma. Marilia Hidalgo, diretora do departamento. O evento promove, ainda, oportunidades para além do próprio departamento. "A Semana Pedagógica é um evento aberto ao público em geral, o qual é convidado a participar ativamente dele. O evento absorve tanto nossos estudantes quanto alunos de outros cursos e simpatizantes pelo tema”, completa.

Heloisa da Silva Helfer, aluna do 8º semestre de Biologia e presidente do Diretório Acadêmico do curso, completa que o evento é de grande valor para que o aluno adquira conhecimento sobre a área profissional em que está estudando. “A semana contribui com o conhecimento de novas áreas. Com isso, podemos direcionar melhor os estudos e conhecer as possibilidades que  se tem enquanto aluno. As semanas pedagógicas enriquecem o currículo dos discentes, proporcionando formações complementares nas mais diversas áreas de atuação”, explica a aluna.

Manuela Garcia Ferreira, aluna do 2º semestre de Educação Física, vivenciou recentemente, pela primeira vez, a semana pedagógica do curso. “Todo conhecimento vem como uma parte da construção da nossa caminhada como profissionais. Essas atividades vêm como um extra para o nosso currículo e podem nos nortear para sabermos com qual área temos mais afinidade. As palestras e vivências ampliam cada vez mais nosso olhar, o que facilita na hora de estudar”, avalia a aluna.

As semanas pedagógicas auxiliam o aluno a traçar sua jornada profissional, bem como promove a interação e o conhecimento de novas áreas. Essa oportunidade é crucial para uma formação completa, ampla e diversa, oferecendo possibilidades para a jornada acadêmica e profissional.

Acompanhe o calendário de eventos do seu curso e da Universidade e não perca a chance de adquirir esse diferencial para o seu currículo!

Os melhores momentos da Semana da Biologia você confere no nosso álbum no Flickr.

Compromisso com a sua formação. Universidade do Futuro, UNITAU.

Júlia Almeida