A influência do(a) professor(a) no incentivo à pesquisa

05/09/2022 19h59

Pesquisa Científica, Iniciação Científica, CICTED, ciência

 

A pesquisa científica, por muitas vezes, até parece ser algo distante e inacessível, mas quando aplicada, pode demonstrar o seu poder de transformação social. Isso só ocorre, portanto, quando o professor atua como um elo para aproximar os alunos da ciência, trazendo-a para o cotidiano de sala de aula. “Desmitifica, aproxima, envolve. O aluno que faz pesquisa percebe que ele pode ser um agente de produção científica e, com isso, transformar a sociedade”, explica a Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação. 

Um dos compromissos da Universidade de Taubaté (UNITAU) é o engajamento com a ciência. Em outubro, por exemplo, acontece o XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), que é uma ótima oportunidade para estudantes e professores divulgarem seus trabalhos e expandirem o alcance do conhecimento produzido dentro das salas de aula. As submissão dos trabalhos acontece até 30 de setembro. 

Além disso, a Universidade possui um banco de talentos de Iniciação Científica, onde os professores identificam alunos(as) interessados(as) na produção científica e atuam juntos(as) em pesquisas acadêmicas. Essa oportunidade é uma ‘via de mão dupla’, segundo a Profa. Dra. Mônica Carniello. “Essa ação sinaliza aos alunos que a formação em pesquisa é uma opção de carreira, uma possibilidade que se inicia na graduação e se amplia nas fases subsequentes de formação”, pontua. “Para os professores, esse banco de talentos é um facilitador para identificar interessados e oportuniza a interação com alunos de diversos departamentos, o que por sua vez estimula a interdisciplinaridade”, conclui a professora. 

Orientar, compartilhar experiências e dar diretrizes para fortalecer a habilidade de produção científica e tecnológica são algumas das atividades fundamentais para os docentes. Por isso, seja o apoio necessário para que novos pesquisadores ajudem a mudar a sociedade para melhor, com ciência e ética profissional.

Compromisso com a ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.

Karina Reis

ACOM/UNITAU