XI Cicted garante acolhimento e acessibilidade na volta ao presencial

02/09/2022 19h41

Professor, Aluno, CICTED, Comunidade, UNITAU, Acolhimento, Inclusão

Garantir condições estruturais para a retomada presencial e promover uma cultura de acolhimento, inclusão e acessibilidade ao público são os desafios assumidos pela comissão organizadora da 11ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU).

O congresso acontece entre os dias 19 e 21 de outubro nas dependências do Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e no Colégio UNITAU. Os dois espaços foram escolhidos em função da localização central, proximidade e de instalações que permitam a divisão dos participantes em segmentos. A programação presencial voltada ao público adulto estará concentrada no GEN, enquanto que as atividades dos jovens estudantes acontecerão no colégio.

A Profa. Dra. Luciana Magalhães, membro da comissão organizadora do XI Cicted, destaca a abertura bem ampla para todos os níveis da educação. “Isso possibilita que até mesmo aqueles que não vão apresentar um trabalho possam assistir e participar de várias áreas”.

De acordo com a professora, falar em acessibilidade é criar espaços de participação para todos, em um local acessível, confortável, convidativo e aberto a qualquer pessoa. É nesse caminho que o Cicted pretende se firmar, buscando acolher em todos os momentos.

“A acessibilidade é atitudinal. Todo esse movimento traz esse exemplo da busca por uma atitude que seja inclusiva em todos os momentos”.

Para isto, um protocolo de acessibilidade e um vídeo tutorial podem ser consultados no site do evento. “Fizemos um protocolo especial trazendo todas as explicações de como devem ser as apresentações, levando em conta todas as diferenças”.

Em relação à inclusão, a integrante da comissão organizadora destaca que a ciência existe em prol da coletividade e o objetivo do congresso é a divulgação e a expansão do conhecimento científico.

“O congresso é o momento em que os pesquisadores vão discutir entre si, com as pessoas da comunidade e vão poder dividir esse conhecimento. A ciência não é feita para ficar entre quatro paredes, ela é feita para ser conhecida por todos”.

As inscrições para a submissão de trabalhos e participação de congressistas seguem abertas até o dia 30 de setembro. Interessados podem acessar a plataforma Even3 por este link.

Ariane Galhardo