Psicologia se transforma para atender novas demandas relacionadas à saúde mental

31/08/2022 12h40

Semana da Psicologia, Psicologia, Graduação, Evento, UNITAU

Atuando em hospitais, clínicas ou como professores em faculdades e universidades, a contribuição da Psicologia na saúde coletiva é fundamental. Durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, por exemplo, a demanda por psicólogos aumentou, e os profissionais tiveram de se adaptar diante dos novos desafios da profissão.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no primeiro semestre de 2022 evidencia que a pandemia de Covid-19 desencadeou um aumento de 25% de ansiedade e depressão, principalmente nos jovens e nas mulheres. O crescimento da demanda em meio ao isolamento exigiu que os profissionais transformassem a forma de atuar.

O novo sempre gera dúvidas e questionamentos, porém o preconceito associado à ajuda psicológica tem diminuído, à medida que o trabalho é reconhecido como essencial para a manutenção da saúde mental. Com a intenção, principalmente, de abrir os horizontes para conhecer as transformações pré e pós-pandemia da profissão, o Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu a 43ª edição da Semana de Psicologia.

Oferecendo uma visão geral da carreira, as semanas pedagógicas apresentam possibilidades de atuação e promovem encontros entre profissionais do presente e do futuro. Nesta edição, a semana abordou o tema “Os rumos da Psicologia atual”.

O aluno Alexandre Magno de Oliveira, do 6° semestre, acredita que, para mostrar que a Psicologia é uma ciência e é acessível a todos, ela deve acompanhar as transformações ao seu redor. “As nossas vidas mudaram, o conceito do que fazer, do que buscar mudou. Há dois anos, tudo era muito diferente, toda a tecnologia mudou, toda a ciência mudou e a Psicologia teve de acompanhar a mudança, por isso é uma mudança para novos rumos”, pontua.

O reconhecimento do cenário encontrado pelos jovens universitários também foi parte dos debates, como conta Giovanna Mafalda Soares, aluna do 8° semestre. “A saúde mental antes da pandemia e como ficou após a pandemia, como foi essa mudança de ficar no online e voltar presencialmente, trazer eles para o conhecimento mais geral do que a pandemia trouxe de benefício e malefício, se o estudo em casa prejudicou muito o desenvolver da saúde mental ou não”, comenta.

Giovanna relembra a necessidade de apresentar o curso de Psicologia para o público em geral, para quem está na escola ou ainda está com dúvida no que cursar. “Como a Semana da Psicologia é um contato que as pessoas podem ter com a disciplina Psicologia e ver como é a graduação, é um caminho para ajudar os jovens a se direcionarem e quem já está na graduação que está perdido ou não sabe o que fazer depois da faculdade”, explica a aluna.

Além de trazer informações sobre novas dinâmicas, linhas de atuação e desenvolvimento de estudos, a semana é uma oportunidade para o estudante ser protagonista da sua formação. “Traz o conceito que o aluno tem que se colocar participativo para compreender essas mudanças”, finaliza Alexandre.

Ariane Galhardo