Projeto da UNITAU auxilia alunos no controle da ansiedade na vida acadêmica

30/08/2022 20h39

EAD, Graduação, Oficina, Ansiedade, Projeto de Extensão

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 colocou em pausa planos pessoais e profissionais de estudantes da graduação. Com a retomada das aulas presenciais, portas voltam a se abrir e surgem novas oportunidades. Porém, nessa amplitude de possibilidades, ela também aparece: a ansiedade.

A Global Student Survey (pesquisa global sobre estudantes, em tradução livre), divulgada no ano passado pela fundação sem fins lucrativos Chegg.org, coloca o Brasil no topo do ranking de países onde os estudantes de graduação disseram ter sentido o impacto da pandemia na saúde mental de forma negativa, com 76% dos quase mil entrevistados indicando a piora. Para 87% dos que se consideraram afetados, o aumento da ansiedade foi o fator principal.

Nas constantes adaptações da educação exigidas pelas nuances da pandemia, as instituições de ensino superior se depararam com alunos ansiosos e estressados. Na Universidade de Taubaté (UNITAU), uma das ações da rede de apoio criada para o acolhimento dos alunos é o projeto de extensão Ansiedade Tá On, que recebe inscrições até 11 de setembro neste formulário.

O projeto surgiu em 2021, a partir da percepção das dificuldades enfrentadas pelos estudantes que chegam ao ensino superior. “São desafios importantes, como o relacionamento com os colegas e professores e o engajamento nas avaliações. Alguns alunos apresentam indicadores de ansiedade na realização de provas”, aponta a Profa. Dra. Fabiane Fogaça, responsável pelo programa.

No Ansiedade Tá On, os estudantes se reúnem semanalmente em pequenos grupos e discutem virtualmente temas relacionados à saúde mental, além de participarem de dinâmicas. Os debates estimulam o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento da procrastinação nos estudos, a melhora do relacionamento com colegas e professores e o enfrentamento da ansiedade. “Os universitários serão incentivados a colocar em prática as discussões feitas nos encontros online”, explica a professora.

No segundo semestre de 2022, o projeto recomeça em setembro. Serão oito reuniões virtuais, finalizadas em outubro, com a possibilidade de uma presencial. Cada uma tem duração de 1h30, com horários fixos. Caso o participante não tenha disponibilidade, pode sugerir outro agendamento.

Podem participar estudantes de todos os cursos da graduação presencial e EAD, exceto os de Psicologia, a partir de 18 anos de idade, que não estejam passando por atendimento psicológico ou psiquiátrico no momento.