Com inscrições abertas, projeto 'Ansiedade tá on' estimula o autocuidado e a organização da vida acadêmica

30/08/2022 18h32 ⋅ Atualizada em 01/09/2022 10h31

Psicologia, saúde mental, Ansiedade, Aluno

O segundo semestre é repleto de grandes eventos acadêmicos, provas e as responsabilidades comuns da rotina universitária. Diante de todos esses compromissos, manter o autocuidado e a atenção à saúde mental é fundamental para a boa qualidade dos relacionamentos pessoais e dos estudos. Considerando esse contexto, o departamento de Psicologia da UNITAU oferece encontros periódicos do projeto ‘Ansiedade tá On’ e você pode se inscrever pelo formulário até 11/09.

Quem pode se inscrever?

Podem participar alunos(as) da graduação presencial (exceto do curso de Psicologia) e do EAD, maiores de 18 anos, que não estejam fazendo atendimento psicológico ou psiquiátrico no momento. Durante os oito encontros online semanais, com duração de 1h30, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de dinâmicas e de discussões sobre saúde mental, com foco no equilíbrio das emoções positivas e negativas.
Atenção: Para maior conforto, certifique-se de um bom acesso à internet, fones de ouvido e um lugar onde se sinta confortável para expor suas questões pessoais com privacidade e sigilo.

Sobre o ‘Ansiedade tá On’

A iniciativa surgiu com o objetivo de ajudar alunos a desenvolverem habilidades para enfrentar a procrastinação nos estudos, melhorar o relacionamento com colegas e com professores e enfrentar a ansiedade com os deveres da faculdade. A Profa. Dra. Fabiane Fogaça, psicóloga responsável pelo projeto, explica que a iniciativa surgiu a partir da observação e da percepção sobre os diferentes desafios que os estudantes enfrentam no ambiente acadêmico durante a sua adaptação ao ensino superior. “É importante identificar as disciplinas de maior dificuldade e começar a organizar o material de estudo. Também é importante evitar o acúmulo de tarefas, pois isso pode impactar na preparação para as provas”, aconselha. Segundo ela, criar relacionamentos saudáveis dentro e fora do ambiente universitário também pode contribuir para a rotina. “Fundamental, ainda, é fazer uma aproximação com os professores e com colegas para formar uma rede de apoio”, completa a psicóloga.

Precisa dessa ajuda para continuar o semestre equilibrado(a) e focado(a) nos seus objetivos? Aproveite a oportunidade para investir no seu autoconhecimento e em uma jornada acadêmica mais leve, organizada e tranquila. Inscreva-se e participe!

Júlia Almeida