UNITAU debate futuro do ensino superior no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes

26/08/2022 21h26 ⋅ Atualizada em 01/09/2022 16h55

UNITAU, Reitora, TV UNITAU, Debates, Futuro

Discutir os rumos do ensino superior brasileiro para os próximos anos e construir uma agenda conjunta voltada a temas como educação e ciência, pesquisa e inovação, acesso às universidades e diálogo com a sociedade. Esta foi a tônica do  VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes, realizado na sexta-feira, dia 26 de agosto, na sede da Fundação Roberto Marinho/Editora Globo, no Rio de Janeiro.

A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), profa. dra. Nara Lucia Perondi Fortes, e representantes de mais de 60 instituições públicas, privadas e comunitárias de todo o país estiveram presentes ao evento, que integra as comemorações dos 25 anos do Canal Futura.

“Este fórum é muito importante para que possamos discutir que modelo de universidade a sociedade precisa. Passamos por um momento de profundas transformações permeadas pela tecnologia e com influências diretas nas relações humanas. Os profissionais do futuro serão formados em nossas instituições”, afirma a reitora.

Um dos temas abordados no encontro, por exemplo, foi  “o papel da universidade na dinâmica do combate às desigualdades”.

“A UNITAU desenvolve projetos de extensão que procuram promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades. As clínicas de saúde e o Escritório de assistência jurídica são responsáveis por mais de 23 mil atendimentos anuais”, destacou a profa. Nara.

Outro ponto de destaque do fórum foi o painel “quem é o jovem que chega à universidade brasileira?”. O presidente do Conselho Nacional das Juventudes (Conjuve), Marcos Barão, alertou que a maioria dos jovens convive com os piores indicadores sociais, entre eles crescentes taxas de evasão escolar.

“Em respeito aos nossos alunos, que também sofreram os efeitos econômicos da pandemia, mantivemos, pelo segundo ano consecutivo, o valor das mensalidades para os cursos de graduação presencial da UNITAU. Também temos uma política de concessão de bolsas de estudo que fortalecem nossa responsabilidade social e atendem 82% de nossos alunos”, completou a Reitora.

O Canal Futura completa 22 anos de parceria com universidades e TVs educativas, mobilizando hoje uma rede de 83 universidades e TVs de diferentes localidades em todas as regiões do país. A TV UNITAU é uma das parceiras do canal, por meio de um convênio assinado em 2013.