Blue Friday Blue Friday

SIPAT 2022: atitudes individuais para uma UNITAU mais segura para todos

Link curto:

23/08/2022 13h42 ⋅ Atualizada em 23/08/2022 17h36

 

Entre os dias 17 e 19 de agosto, servidores(as) da Universidade de Taubaté vivenciaram momentos de aprendizado e autocuidado durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT. 

Neste ano, as atividades promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) retomaram o modelo presencial e reuniram os servidores para orientá-los sobre: segurança preventiva, bem-estar físico e mental na rotina dentro e fora do trabalho. 

A abertura solene, no auditório do Departamento de Ciências Agrárias, contou com a fala da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Fortes, que deu as boas-vindas e reiterou o valor da atuação de cada um para a melhoria nos processos internos. “A Universidade é ativa e a gente precisa prezar pela segurança no nosso trabalho. É isso que essa comissão, a CIPA, faz, junto de todos vocês, servidores e servidoras. Eu agradeço imensamente a vocês! Contem sempre com a nossa instituição”, discursou a reitora.

Bem-estar e saúde na rotina do trabalhador

Ao longo da programação, o circuito de palestras informou aos servidores sobre os procedimentos no dia-a-dia do trabalho que podem ser observados, evitados e/ou melhorados. Os funcionários do Departamento de Ciências Agrárias, por exemplo, puderam aprender mais sobre primeiros socorros em casos de incidentes com animais peçonhentos, com o bombeiro civil e técnico em segurança do trabalho, Wellington de Oliveira. Já os colaboradores que trabalham em contextos diferentes, como em escritórios, em transporte de cargas e em outras atividades, estiveram na programação no Departamento de Engenharia Civil para uma palestra sobre Ergonomia, com o fisioterapeuta Thiago Chacon, egresso da UNITAU e especialista em pilates. 


O servidor Paulo Sérgio Abreu observou, a partir de então, uma oportunidade para olhar com mais atenção para a sua saúde. “Depois da palestra a minha ideia é de realmente procurar uma academia, me cuidar mais, porque a saúde não tem preço”, comenta o funcionário, lotado no Departamento de Obras e Manutenção (DOM), servidor da UNITAU há 17 anos . No último dia, todos se reuniram para uma vivência musical anti-estresse, com o Prof. Francisco de Andrade. Por meio da música, todos puderam experimentar uma dinâmica diferente e de interação em grupo.
Os melhores momentos estão aqui no nosso álbum no Flickr.

Informação e conscientização

O ciclo de palestras da Semana levou aos servidores, ainda, a valorização de uma rotina de cuidados individuais em busca da segurança coletiva. O servidor Décio Barros está comprometido a fazer a sua parte e incentivar os colegas a fazerem o mesmo. “Eu aprendi que a Segurança no Trabalho é uma prioridade. Ela começa a acontecer a partir do discernimento e da consciência de cada um para detectar uma condição insegura”, observa o colaborador do Departamento de Obras e Manutenção (DOM).

Em busca de incentivar esse compromisso, a CIPA organiza a SIPAT anualmente. Para o presidente da comissão, Ronaldo Leite dos Santos, proporcionar a oportunidade aos servidores(as) da UNITAU é uma forma de contribuir para uma Universidade mais segura para todos.  “A CIPA não se faz sozinha, é uma equipe trabalhando junta para poder realizar tudo isso. Nosso objetivo é sempre conscientizar o funcionário por meio da SIPAT para que juntos possamos cuidar um do outro”, reitera.

Saiba mais sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 

 

Compromisso com o seu trabalho. Universidade do futuro, UNITAU. 

ACOM/UNITAU