IV Fórum de Extensão da UNITAU debate parcerias transformadoras

22/08/2022 14h24

Fórum de extensão, PREX, UNITAU, Comunidade, Projeto de Extensão

A Universidade de Taubaté (UNITAU) busca a transformação por meio de parcerias com a quarta edição do Fórum de Extensão, a ser realizado no próximo sábado, dia 27 de agosto.

Após dois anos de forma remota, o encontro acontece, de forma presencial, no auditório da Engenharia Civil da UNITAU e é aberto à toda a população. As inscrições podem ser realizadas por aqui. Representantes de conselhos municipais, lideranças comunitárias e dos poderes públicos confirmaram presença.

No Brasil, a história da extensão começou a ganhar contornos há cerca de 90 anos e chegou ao atual formato com a Constituição de 1988, que estabelece no artigo 207 que as universidades devem obedecer “ao princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e extensão”.

“Esse é um momento duplamente importante para nós porque podemos retomar o contato presencial e fortalecer as parcerias que dão significado ao potencial transformador das práticas extensionistas”, afirma a pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

A Pró-reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU é responsável por mais de 30 projetos direcionados à comunidade, além do trabalho desenvolvido pelas ligas acadêmicas, clínicas de saúde e pelo Escritório de Assistência Jurídica (EAJ). Em 2021, por exemplo, foram realizados mais de 23 mil atendimentos ao público pelas clínicas e pelo EAJ.

A pró-reitora destaca o caráter democrático do fórum, que deverá ser encerrado com leitura de uma carta com as demandas apresentadas pelos participantes da edição anterior e a apresentação do novo documento formatado a partir do encontro atual.

“Além do saber fazer, o saber ouvir é necessário para que a Universidade possa promover os ajustes que resultem em um atendimento cada vez melhor à comunidade. Uma escuta atenta permite a construção de políticas públicas em benefício da qualidade de vida das pessoas.”

A programação do IV Fórum de Extensão da UNITAU está disponível aqui.