Núcleo de Oportunidades da UNITAU apoia início da carreira dos alunos

17/08/2022 20h20

UNITAU, Graduação, PRE, Estágio, Núcleo de Oportunidades

Ingressar no mercado de trabalho e dar os primeiros passos na carreira são finalidades de um estágio. Ao mesmo tempo em que ganha experiência, o estudante contribui com as instituições onde atua. Celebrado em 18 de agosto, o Dia do Estagiário é a data que destaca a necessidade desse período de prática e aprendizagem profissional.

Em 2008, foi sancionada a Lei nº 11.788, também conhecida como Lei do Estágio. A lei, além de descrever o papel do estágio na vida do estudante, estabelece as regras e limites para a atividade. Com a sanção, as funções do estagiário foram regulamentadas, o que possibilitou a desconstrução da figura de “faz-tudo”, canalizando as tarefas profissionais para a área de estudo do aluno.

Muitas vezes, o estágio é o primeiro contato com o mercado de trabalho de um estudante, o que pode gerar dúvidas. O primeiro passo para concorrer a uma vaga é o currículo. Segundo a Profa. Ma. Monique Godoy, do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), vale ressaltar qualquer experiência anterior, como estágios curriculares, trabalhos voluntários, ações empreendedoras, mesmo que não pareça se encaixar na área em que o aluno pretende ingressar.

“Por exemplo: se no ensino médio ou na faculdade você vendeu trufas, pode destacar no seu currículo que você sabe realizar manipulação de chocolates e tem habilidades como organização, persuasão para vendas, habilidades sociais para cobrança e sabe lidar com o dinheiro”, explica a docente.

Uma etapa crucial dos processos seletivos é a apresentação do candidato aos recrutadores. O projeto de Orientação de Carreiras e Competências da Pró-reitoria Estudantil (PRE) da UNITAU promove oficinas práticas que auxiliam os alunos na preparação para as entrevistas.

“É importante que o candidato tenha autoconhecimento e conhecimento da vaga e da empresa que está se candidatando. Durante a entrevista, esteja atento às perguntas que o selecionador irá fazer e leve as suas perguntas para ele também, buscando sempre responder com exemplos reais que demonstram como suas competências podem contribuir com a empresa”, aconselha a professora.

Caso o aluno esteja à procura de um estágio e ainda não sabe por onde começar, o Núcleo de Oportunidades conecta estudantes e empresas todos os dias, por meio do envio de vagas por e-mail. Desde 2018, já foram enviadas mais de 24 mil oportunidades. Em 2022, são enviadas cerca de sete vagas por dia, totalizando 996 no ano.

A Maria Eduarda da Costa, aluna do 2° semestre de Publicidade e Propaganda da UNITAU, é um exemplo de conquista. Ela conta que o Núcleo a ajudou a encontrar um lugar que se encaixa com os planos que ela tem para seu futuro. “Para mim, o estágio é uma das partes mais importantes do curso. Minha visão de publicidade mudou muito depois que eu comecei a trabalhar, meu olhar ficou mais crítico”, ressalta.

O primeiro estágio pode ser o começo de uma carreira de sucesso. Para isso, o estagiário precisa estar disponível para aprender e contribuir ativamente com a empresa. “Ao mesmo tempo em que deve atender às expectativas e às obrigações da empresa, deve demonstrar protagonismo e curiosidade para crescer na carreira”, recomenda a professora Monique.

Ariane Galhardo