PAIE abre semestre com novidades

11/08/2022 13h41

PREX, Extensão, Idoso, PAIE, UNITAU

O Programa de atenção integral ao envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) retoma as atividades do segundo semestre com novas oficinas incorporadas à programação de atividades.

“Esperamos captar mais idosos para participar, visto a importância do programa na comunidade em relação às questões do envelhecimento. E agora, com um pouco mais de segurança quanto à pandemia, retornando os trabalhos de forma presencial”, diz a Profa. Ma. Aline Liz de Faria, coordenadora do PAIE.

O PAIE existe há 21 anos e, atualmente, o programa trabalha com cerca de 100 idosos. Após dois anos de trabalho remoto, as oficinas foram retomadas, gradativamente, de forma presencial, pensando no retorno dos idosos à vida social. “Uma pausa de dois anos faz muita diferença na vida do idoso. Nós readaptamos o local, trabalhamos bastante as questões emocionais para que a gente possa enfrentar esta nova fase”, afirma a coordenadora do PAIE.

O segundo semestre começou com a palestra da fonoaudióloga Dra. Fabiana Martins Soares, que abordou o tema “Envelhecer ativaMENTE”. A proposta é apresentar um novo curso que exercita a comunicação e a memória.  “O contato com a turma foi excelente, todos estavam com muitas expectativas do retorno desse semestre. A palestra foi muito dinâmica, participativa, com muitas perguntas. E espero que as pessoas se interessem pelo curso”, comenta a Dra. Fabiana.

A professora Aline relembra ainda a parceria com o projeto de extensão Foco na mente e a ideia de trabalhar questões de meditação para a melhoria da capacidade cognitiva do idoso.

Fabíola Leslie Renee Papis já está no PAIE há sete anos e conta que sempre é maravilhoso retomar as atividades. “Nós sentimos muito com a pandemia, mas voltar para o PAIE, encontrar as pessoas que têm a mesma forma de pensar, as professoras e o clima de universidade, acredito que dá mais vida às nossas vidas”.

A partir de agosto, o PAIE passa a funcionar de segunda a quinta-feira. Confira o cronograma de agosto e setembro

Segunda-feira

14h: UNITAU aberta à maturidade

16h: Oficina Foco na mente