Atividades Complementares auxiliam na formação acadêmica

10/08/2022 12h35 ⋅ Atualizada em 11/08/2022 11h24

AC's, Atividades Complementares, Avaliação, Aluno

As Atividades complementares contribuem para a formação do(a) aluno(a) no decorrer da graduação. São atividades extracurriculares de que o estudante pode e deve participar durante sua jornada de formação, enriquecendo seu currículo e adquirindo conhecimentos além das salas de aula.

Muito mais do que um conjunto de certificados solicitados pela Universidade, ao longo dos semestres, as "AC 's" servem como um aprofundamento nas lições acadêmicas. A participação do(a) aluno(a) em atividades extracurriculares amplia sua experiência no processo de formação, contribuindo para a sua atuação profissional no futuro.

Atenção: cada departamento da Universidade tem seu próprio regulamento sobre a validade das Atividades Complementares, ou seja, em algumas elas são obrigatórias, enquanto outros exigem outros tipos de atividade como parte da formação. Para saber como funcionam e o que o curso considera como atividade complementar, é necessário entrar em contato com o coordenador  das AC‘s ou com a secretária do seu curso.

As oportunidades de participações em Atividades complementares podem ser encontradas na Universidade, como em cursos de extensão, mobilidades internacionais e de intercâmbio, programas em diversas áreas, etc. Além disso, as participações externas também podem gerar certificados válidos como “AC”, por exemplo.

Saiba como entregar as “AC's”

Por mais que cada curso tenha sua maneira de se organizar com as Atividades complementares, algumas características são gerais, como a entrega. Todos os departamentos da UNITAU aceitam que as atividades sejam entregues direto ao coordenador das AC 's ou na secretaria do curso.

- Devem ser entregues antes do fim dos semestres;

- É importante que sempre tenha um relatório e a comprovação (ex: certificado impresso, fotografia ...) para contar como Atividade complementar;

- É preciso preencher uma certa carga horária (diferente para cada curso), fazendo uso do tempo de cada atividade anexada.

Para fazer a verificação, o aluno pode entrar na aba de Atividades complementares pelo Mentor Web e, em caso de dúvida, o(a) aluno(a) deve entrar em contato com a secretaria do seu curso para mais informações.

Aproveite o início do segundo semestre e  aproveite as novas oportunidades para ser protagonista da sua própria jornada acadêmica.

Compromisso com o seu sonho. Universidade do Futuro, UNITAU.

Bárbara Veneziani