Novos tempos da UNITAU ampliam oportunidades no segundo semestre letivo

09/08/2022 20h21

UNITAU, Graduação, Semana do Calouro, Volta às aulas, #SeLiga

A primeira semana de agosto marcou o início dos novos tempos para os estudantes da Universidade de Taubaté (UNITAU). O segundo semestre letivo traz aos novatos e veteranos oportunidades de crescimento pessoal e profissional proporcionadas pelos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.

Com um quadro de atividades preparado pela Pró-reitoria Estudantil, os ingressantes conheceram os campi da UNITAU, foram apresentados aos professores dos cursos e à gestão e participaram de atividades integrativas. A programação contemplou também aqueles que retornaram aos departamentos, com a apresentação das novas possibilidades para os próximos meses de formação.

“A função da PRE é fazer esse acolhimento, então, em todo início de semestre, a gente propõe uma agenda para que o aluno possa ser acolhido de maneira mais próxima e que faça sentido para ele”, pontua a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, pró-reitora Estudantil. Além da acolhida na chegada, a Pró-reitoria é responsável por apoiar e desenvolver projetos estudantis, com atenção aos interesses dos alunos e oferecendo suporte às necessidades que podem aparecer ao longo do curso.

Junto às pró-reitorias de Economia e Finanças e de Graduação, a Estudantil está em um prédio na Avenida Nove de Julho, 245, no centro de Taubaté, onde o estudante encontra orientações para questões financeiras e relacionadas diretamente à formação acadêmica. São oferecidos, por exemplo, programas de apoio psicossocial (PAPS), de atendimento a estudantes com deficiência (Paenee) e de oferta de vagas (Núcleo de Oportunidades).

Esse suporte possibilita que o aluno foque em novos campos, além da sala de aula, como a pesquisa. É o caso da Samara Souza, do 2º semestre de Pedagogia. Ela já faz parte do projeto “Contos e Encantos”, que vai a escolas contar histórias a crianças, e tem planos para a nova etapa. “Pretendo evoluir nessa parte do projeto e também estou vendo de fazer uma pesquisa científica sobre a Educação Inclusiva, que começou no primeiro semestre”, comenta.

Em Caraguatatuba, o segundo semestre começou cheio de possibilidades para os 60 alunos da primeira turma de Medicina do Campus Avançado da UNITAU. O Nelson Francisco, natural de Divinópolis do Tocantins, cidade localizada no estado do Tocantins, se encantou com a tradição da Universidade e agora, com o início das aulas, está empolgado com a nova jornada. “Estou realizando meu sonho, estou muito feliz”, comemora. Uma das oportunidades que ele terá no curso é, por meio de atividades extensionistas, vivenciar a rotina hospitalar e ter contato, desde os primeiros meses de formação, com pacientes.

A extensão é um pilar da Instituição presente em todos os cursos, que proporciona vivências práticas aos estudantes a partir de ações e serviços oferecidos à comunidade, e sua curricularização a torna ainda mais forte nesta nova etapa. Dessa forma, é possível exercitar o conhecimento adquirido em sala e produzido na pesquisa, aplicando-o em diversos setores sociais.

Fortalecendo a atuação individual de cada pilar e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, os novos tempos da Universidade de Taubaté acolhem novatos e veteranos com grandes expectativas para os futuros profissionais que passam pela Instituição. “Estamos muito felizes em recebê-los e pela escolha de vocês de construir uma carreira de sucesso na Universidade de Taubaté”, celebra a Profa. Dra. Nara Fortes, Reitora da UNITAU.