#SeLiga: semana de volta às aulas e recepção dos calouros movimentam a Universidade

08/08/2022 20h26 ⋅ Atualizada em 11/08/2022 11h32

Pedagogia, Medicina, Caraguatatuba, Taubaté, Campus avançado, PRG, Volta às aulas, Segundo Semestre, #SeLiga, PRE

 

Novo mês, novo semestre e novas possibilidades. Entre os dias 1º e 5 de agosto, calouros e veteranos da Universidade de Taubaté iniciaram mais uma etapa da vida acadêmica. A volta às aulas e a recepção aos ingressantes foram marcadas por palestras, rodas de conversa, tour pelos respectivos campi e demais atividades de integração organizadas pelos departamentos.

Na última quinta-feira, 04 de agosto, todos os estudantes reuniram-se e acompanharam, de forma presencial e remota, a mesa-redonda com os Institutos básicos de exatas, de humanas e de biociências. A ocasião trouxe a fala dos diretores dos Institutos sobre a valorização das disciplinas básicas ao longo dos anos de formação para a prática profissional ampliada e humanizada. “A função da Pró-reitoria Estudantil é fazer esse acolhimento aos alunos(as). Então, em todo início de semestre, a gente propõe uma agenda para todos os departamentos para que o(a) aluno(a) possa ser acolhido(a) de maneira mais próxima e que faça sentido para ele(a)”, explica a Profa. Dra. Alexandra Magna, Pró-reitora estudantil. “Um dos objetivos da PRE é apoiar as necessidades e os interesses da comunidade estudantil, organizando e promovendo a integração dos(as) alunos(as), prestando o apoio necessário”, completa. 

Mais do que retornar às salas de aula, os(as) alunos(as) puderam conhecer, relembrar e descobrir os caminhos que se abrem à frente com a chegada no segundo semestre. “No momento, não posso fazer estágio, mas estou participando do projeto ‘Contos e Encantos’, em que vamos às escolas contar histórias para as crianças”, conta Samara Souza, aluna do 2º semestre de Pedagogia. “Pretendo evoluir nessa parte do projeto e também estou vendo de fazer uma pesquisa científica sobre a educação inclusiva, que começou no primeiro semestre”, planeja a aluna. 

Os ventos dos novos tempos também sopraram pelo litoral, onde os alunos(as) da primeira turma do Campus avançado da UNITAU em Caraguatatuba receberam as boas-vindas. Para Guilherme dos Santos, que é enfermeiro e agora também é estudante do 1º semestre de Medicina, dar esse passo rumo a um sonho antigo é transformador. Foi em 2012, durante a Feira de Profissões da UNITAU, que ele decidiu que faria esse momento acontecer, mas o impulso maior veio agora, graças ao campus fora de sede.  “A abertura da UNITAU em Caraguatatuba fez com que eu realizasse meu sonho, que é iniciar no curso de Medicina e ser um bom profissional”, conta. “[Meus pais] viram o passo a passo, eu esperando mais de 8 anos para poder realizar esse sonho, e agora eles ficaram extremamente orgulhosos”, completa o aluno. 

Claro, não faltou oportunidade para os reencontros e para as novas amizades! E você pode conferir os melhores momentos no nosso álbum no Flickr

Aproveite o novo semestre para trilhar novos caminhos, abrir-se para novas oportunidades e ser o(a) protagonista das suas escolhas. Bom semestre!

 

Compromisso com o seu sonho. Universidade do Futuro, UNITAU. 

 

ACOM/UNITAU