Alunos da UNITAU trabalham a extensão na 27ª CIMTB

05/08/2022 20h34 ⋅ Atualizada em 06/08/2022 18h42

Extensão, Copa Internacional de Montain Bike Michelin 2022, Aluno, Oportunidade, UNITAU

Pela segunda vez, os alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) terão a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, oferecendo apoio aos ciclistas durante a 27ª Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB). A competição acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté.

Mais de 100 alunos de 11 cursos serão voluntários no sábado e no domingo. Além da experiência de ajudar na Copa e a oportunidade de praticar fora dos departamentos da Universidade, os voluntários receberão um certificado de participação.

Essa é uma parceria que envolve a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU e Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL), em um projeto chamado “Comum-Unidade em Ação”, que promove atividades esportivas em diferentes bairros do município.

“Temos mais de 100 alunos de diversos cursos participando como voluntários em apoio a esse evento. É maravilhosa essa interação da Universidade com o esporte, com a prefeitura e com a comunidade. Estamos muito felizes em participar desse evento e trazer conhecimento e atendimento ao público”, afirma a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

A Reitora esteve presente na tarde de sexta-feira na cerimônia oficial de abertura da competição, com a presença do prefeito José Saud, comissão organizadora, secretários municipais e vereadores.

O Prof. Dr. Renato de Souza Almeida, integrante da equipe da PREX da UNITAU, lembra que a proposta da parceria com a administração municipal faz parte da evolução da própria graduação. “Esses projetos e parcerias, essas possibilidades de inserção dos ensinamentos na comunidade acho que são primordiais para a formação dos alunos”.

A 27ª edição da competição e a segunda realizada em Taubaté  conta com a participação de mais de 800 ciclistas. Os alunos voluntários trabalharão nos dois dias em diferentes setores, como fiscais de pista, secretaria, apoio na dispersão dos atletas, estacionamento, portaria, entre outros.

Atendimentos específicos na área da Saúde serão realizados por estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição.

Lidar com os desafios de auxiliar na competição e ter o contato com a futura profissão são os principais objetivos citados pela Profa. Dra. Teresa Célia, docente de Enfermagem e também voluntaria na competição, ao trazer esta proposta para os alunos. “Desenvolver o que aprenderam na teoria, mas em um ambiente fora do que os alunos estão acostumados. Porque no atendimento em um local mais aberto existe a necessidade de saber adaptar os instrumentos, o que pode ou não ser usado, diferente de um hospital que tem tudo pronto para uso”.

A presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Psicologia da UNITAU, Thaís Tadaki, se interessou pela chance de se voluntariar antes de concluir o curso e entrar no mercado de trabalho. Além disso, ela também queria participar de um evento esportivo, fora da sua realidade acadêmica. “Eu queria um desafio de ir para um novo ambiente com o qual eu não tenho contato na Universidade e me adaptar às demandas que surgirem no momento”.

Confira no Flickr da UNITAU as imagens do primeiro dia da CIMTB.

Ariane Galhardo