Profoco destaca o incentivo à Pesquisa Científica desde o Ensino Básico

29/07/2022 20h33

Volta às aulas, Professor, Pesquisa, CICTED, ciência, Profoco, Formação

 

No dicionário, “curiosidade” significa “o desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo novo, original, desconhecido”. Essa característica que parece básica, e que até mesmo pode ser percebida e desenvolvida desde a infância, é a força que impulsiona toda a engrenagem em que habita a pesquisa científica. Esta, por sua vez, só existe graças aos curiosos e curiosas que dedicam-se a ela e fazem do seu trabalho uma fonte de soluções sustentáveis e aplicáveis na sociedade. 

Com o tema "Pesquisa Científica: a curiosidade como técnica para a aprendizagem", o Programa de Formação Continuada para Professores (Profoco) reuniu o corpo docente da Universidade de Taubaté entre os dias 26 e 27 de julho para o debate e o incentivo à pesquisa a partir do Ensino Básico até a Graduação e Pós-graduação. Neste segundo encontro de 2022, a programação do Profoco estimulou a observação dos professores sobre potenciais pesquisadores que estão nas salas de aula e que podem contribuir para melhorar a vida da comunidade a partir dos suas áreas de interesse. “Esse Profoco foi direcionado pela temática de pesquisa, entendendo que ela é pilar indissociável na formação profissional superior”, enfatiza Profa. Dra. Máyra Dellú, Pró-reitora de Graduação. “Sensibilizar, capacitar e apoiar os facilitadores, que são os nossos professores, é dar condições de cada vez mais cumprirmos com o propósito da Universidade”, explica. 

Profa. Dra. Adriana Labinas, docente no Departamento de Agronomia da UNITAU, participou das palestras e oficinas do Profoco com o olhar ainda mais atento sobre métodos de ensino que incentivam a pesquisa no ambiente acadêmico. “Um evento com este tema nutre de informações atualizadas a relação do "pesquisar" e do "ensinar" e, assim, instala-se um círculo virtuoso, extremamente bem vindo no mundo universitário”, avalia a professora. 

Confira as fotos do Profoco 2022.2

 

Preparativos para o XI CICTED

O encontro marca, ainda, o retorno das férias e o início de um novo semestre para os professores, que agora devem continuar a preparação junto aos alunos para a 11ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Neste ano, o evento traz, além das propostas que abrangem os alunos de Graduação e Pós-graduação, categorias como o ENIC Baby, o ENIC Jr. e o ENIC Teens, para estudantes da Educação Básica, além da possibilidade de submissão de trabalhos também aos alunos(as) de cursos EaD. “Acredito que esse tenha sido um primeiro passo de (re)experiência do mundo científico vivido no coletivo, o que para mim é o ideal”, comenta a coordenadora do curso de Serviço Social EaD sobre a oportunidade. Ela conta que absorveu diversas ideias e trocou experiências durante as oficinas para aplicá-las ao longo do semestre. “[Busco] entender como inserir os alunos EaD nos eventos, nas feiras, nas oficinas, nas extensões e até mesmo nos passos que seguem a graduação, para que ele continue se desenvolvendo na sua formação profissional”, explica. 

A comissão do XI CICTED prorrogou as inscrições para professores avaliadores e abriu cadastro de propostas de atividades para o evento. O prazo para o preenchimento dos dois formulários é até 11 de agosto. Já a submissão de trabalhos deve ser realizada até 30 de setembro. 


Compromisso com a pesquisa. Universidade do Futuro, UNITAU

Jaíne Monteiro
Foto: Leonardo Oliveira
ACOM/UNITAU