UNITAU oferece bolsas para doutorado e mestrado no 2º semestre

14/07/2022 17h43

Bolsas de estudo, Pesquisa Científica, Mestrado, Doutorado

Estudantes de cursos de mestrado e de doutorado da Universidade de Taubaté (UNITAU), ingressantes do segundo semestre de 2022, interessados em concorrer a uma bolsa de estudo na modalidade demanda social oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) têm até o dia 30 de setembro para fazer as inscrições.

São oferecidas 15 bolsas para o período, das quais três para o doutorado em Ciências da Saúde e as demais distribuídas em quatro cursos de mestrado. No primeiro semestre, a Capes disponibilizou para a UNITAU 12 bolsas DS, totalizando 27  neste ano.

“As políticas de fomento e incentivo da ciência são fundamentais para a formação de novos pesquisadores e para a produção de conhecimento científico. A UNITAU mantém o compromisso de formação de capital humano e intelectual, e reforça seu protagonismo em gerar conhecimento e pesquisa aplicada”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

Este é o segundo ano consecutivo em que a UNITAU recebe bolsas de estudo para seus cursos Strictu sensu. No ano passado foram concedidas 29 bolsas da modalidade. Desde 2008, a UNITAU não era beneficiada pela Capes com cotas institucionais.

“Infelizmente, atravessamos um contexto que impacta na disponibilidade de recursos para as instituições de ensino e pesquisa de maneira geral. No entanto, o fato de a UNITAU ter recebido bolsas evidencia sua relevância no âmbito da pesquisa e da pós-graduação”, complementa a pró-reitora.

Os bolsistas de mestrado devem receber R$1.500,00 por, no máximo, 24 meses. As bolsas de doutorado têm valores de R$2.200,00 pelo prazo máximo de 48 meses. Interessados podem conferir aqui os termos do edital publicado.