Reitora da UNITAU debate parcerias internacionais e 4º Fórum da Animes

05/07/2022 20h26

Reitora, UNITAU, Intercâmbio, Internacional, Educação

A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, participou na tarde de segunda-feira, dia 4 de julho, do primeiro compromisso oficial externo de sua nova gestão em uma reunião de trabalho da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes).

A reunião ocorreu em Guarulhos e também contou com a presença de representantes de instituições de São Caetano do Sul (SP), São João da Boa Vista (SP), Gurupi (TO), Recife (PE), e Rio Verde (GO), entre outros.

Entre as discussões em pauta esteve a formação de uma missão conjunta a Portugal para tratar de questões ligadas à internacionalização. A UNITAU, por exemplo, já articula uma parceria internacional com o Instituto de estudos superiores de Fafe (IESF), de Portugal, nas áreas de graduação e de pós-graduação.

“Temos na UNITAU o Escritório de Relações Internacionais (ERI), responsável por viabilizar acordos internacionais de cooperação acadêmica, científica e tecnológica, além de acompanhar processos de mobilidade acadêmica para missões de estudo profissional. Podemos articular essas ações em conjunto com nossos parceiros da Animes”, afirma a reitora.

Outro ponto abordado foi a realização do 4º fórum da Animes, que acontece entre os dias 13 e 15 de setembro deste ano em Gurupi. A instituição anfitriã será a Universidade de Gurupi (UnirG). A terceira edição do Fórum ocorreu em maio, sendo a Universidade de Rio Verde a anfitriã e o tema escolhido “Educação Superior no Pós-Pandemia”.

“Os fóruns da Animes são excelentes oportunidades para fortalecer os laços institucionais e debater temas prioritários para o ensino superior”, complementa a Reitora.