Pró-reitores são nomeados para gestão integrada da UNITAU

04/07/2022 21h23 ⋅ Atualizada em 06/07/2022 12h24

UNITAU, PREF, PRG, Novos Tempos, PREX, PRA, PRE, PRPPG

Pró-reitores da Universidade de Taubaté (UNITAU), nomeados nesta segunda-feira, dia 4 de julho, têm o desafio de iniciar uma gestão integrada com foco em sustentabilidade,   inovação   pedagógica   e   tecnológica,   pesquisa   aplicada, valorização do corpo de funcionários e aproximação com a comunidade.

Esta missão foi passada aos presentes pela Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes. A cerimônia de posse da nova equipe, realizada no salão de atos da Universidade, também contou com a presença do Vice-reitor, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel.

Das seis Pró-reitorias que compõem a estrutura da Universidade, três mantêm o comando da gestão anterior e três passam a contar com novos nomes.

Na   Pró-reitoria   de  Extensão  (PREX), a  curricularização  definida  no  Plano Nacional de Educação segue como prioridade da Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa. “A curricularização da extensão é o centro das discussões. Também iremos buscar, cada vez mais, inserir a UNITAU na vida das pessoas, colocando em prática o que a pandemia nos impediu até esse momento.”

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) passa a ser comandada pela Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellú, que ocupava, na gestão anterior, o cargo de pró-reitora Estudantil. Entre os desafios, por exemplo, estão os de ampliar a inovação pedagógica e de consolidar a expansão da Educação a Distância (EAD) da Universidade. “Temos a certeza da parceria de toda a comunidade com o mesmo propósito de crescer e de inovar, de ser uma marca que transforma a vida das pessoas, que leva o conhecimento para a sociedade e faz uma sociedade melhor.”

A vaga da Pró-reitoria Estudantil (PRE) passa a ser ocupada pela Profa. Dra. Alexandra   Magna   Rodrigues.   A   nova   pró-reitora   quer   reforçar   junto   à comunidade   acadêmica   a   abertura   para   o   diálogo   e   a   transformação   da UNITAU em um espaço de convivência e interação social. “Vamos buscar um diálogo mais direto com alunos e representantes dos DAs e do DCE, estar mais perto   dos   alunos   nas   atividades   dos   departamentos   e   das   ligas.   Nossa prioridade   é   o   protagonismo   do   aluno.   Vamos   estimular   as   atividades extraclasse, trazendo cursos de autocuidado, atividades físicas, ioga, teatro, canto. Fazer da UNITAU um espaço de convívio.”

Desenvolver pesquisas aplicadas que tenham impactos na vida das pessoas. Essa   é   uma   das   tarefas   assumidas   pela Profa.   Dra.   Monica   Franchi   Carniello na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).   “Buscaremos fortalecer a produção científica da UNITAU e a pesquisa aplicada, essa é a nossa bandeira. Precisamos levar a ciência para todas as pessoas. Também daremos   sequência   à   implantação   de   novos   cursos   de   doutorado   na Universidade.”

Reconduzido para a Pró-reitoria de Administração (PRA), o Prof. Dr. Renato Rocha deve aliar a contínua valorização do corpo de funcionários da UNITAU a projetos estratégicos, como a acessibilidade dos prédios, a expansão do novo campus fora de sede em Caraguatatuba, a venda dos imóveis para o campus integrado do Bom Conselho e a Clínica da Medicina Veterinária.  “Queremos nossos funcionários motivados para que eles possam exercer suas tarefas e compromissos para com a Universidade de forma digna e ágil. Também   teremos  investimentos   em  tecnologia,   com  a   expansão   da   rede cabeada, telefonia Voip e novos computadores.”

A Pró-reitoria de Economia e Finanças (PREF) passa a ser comandada pelo Prof. Dr. Antonio Ricardo Mendrot, cuja principal tarefa será garantir a sustentabilidade da instituição. “Vamos avaliar novas fontes de receita, manter os programas de recuperação   de   créditos   e   também   iremos   planejar,   em   conjunto,   a reestruturação dos campi para otimizar recursos.”

Mais informações sobre a cerimônia de posse e sobre os pró-reitores você encontra aqui.