Rondonistas da UNITAU retomam práticas extensionistas em Minas Gerais e no Amapá

30/06/2022 12h33

UNITAU, Comunidade, PREX, Extensão, Projeto Rondon, Professor, Aluno

Professores e alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) embarcam, a partir desta quinta-feira, dia 30 de junho, para duas viagens que marcam a retomada das práticas extensionistas do Projeto Rondon.

Cada equipe é composta por dois professores e por oito alunos que integrarão as operações nas cidades de Grão Mogol (MG) e Calçoene (AP). Os alunos são dos cursos de Medicina, Direito, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Agronomia, Arquitetura, Letras, Biologia, Relações Públicas, Contabilidade e História.

A primeira equipe já seguiu para Montes Claros (MG) na quinta-feira e permanece na cidade por três dias até o deslocamento para Grão Mogol, onde participarão das atividades do Projeto Rondon até o dia 15 de julho.

“Vamos desenvolver ações com a comunidade local para estimular o empreendedorismo e fornecer orientações sobre finanças, economia criativa e cooperativismo em geral, além de trabalhar o fortalecimento dos conselhos municipais”, comenta o Prof. Dr. Edson Trajano, que integra a equipe de Minas Gerais.

Entre os alunos, a expectativa é de que o contato com os moradores permita uma troca de valores e princípios e que promova impactos positivos na qualidade de vida das pessoas.

“Isso é o mais legal do projeto, ter essa troca de experiências. A gente espera que eles coloquem em prática as soluções que levaremos e que nos passem seus valores, vivências para sermos impactados de forma positiva na nossa vida pessoal e profissional”, avalia a estudante do sétimo semestre do curso de Relações Públicas Lorrane Figueiredo, da equipe de Grão Mogol.

Na próxima semana, acontece o embarque da equipe da UNITAU que seguirá para Calçoene. A operação no Amapá está prevista para ocorrer entre os dias 8 e 23 de julho. Serão desenvolvidas oficinas relacionadas a cuidados com idosos, saúde mental, saúde da mulher e primeiros socorros, entre outras.

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, estimular a produção de projetos coletivos locais e desenvolver a responsabilidade social dos estudantes. A participação da UNITAU acontece por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). A última vez em que a Universidade esteve presente no Projeto Rondon foi em 2015.