EAD UNITAU fortalece parcerias com edital para seleção de polos

29/06/2022 11h50 ⋅ Atualizada em 03/07/2022 17h43

EAD, Polo, Parceria, Oportunidade, Edital

A Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciou, em junho, uma nova etapa do processo de restruturação da Educação a Distância (EAD) com o lançamento de um edital para a seleção de polos.

O edital tem o objetivo de formalizar novas regras de parceria e fortalecer a expansão da EAD. A UNITAU conta com 87 polos espalhados pelo Brasil, dos quais 35 encontram-se ativos.

“A ideia do edital é firmar parcerias com esses polos, além de selecionar novos parceiros. Os demais polos podem ser ativos novamente. Teremos uma comissão que também vai avaliar a possibilidade de ter um outro polo em uma mesma cidade, faremos um estudo de mercado”, afirma a Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, coordenadora da gestão de polos EAD da UNITAU.

O gerenciamento dos polos passou a ser feito diretamente pela UNITAU a partir de 2020. Atualmente, 100% do corpo docente da graduação presencial integra os quadros da EAD. “Nosso diferencial é no ensino e nos professores, a maioria doutores dando aula na EAD”, destaca a coordenadora.

Nos últimos cinco anos, o crescimento de matrículas nos cursos de EAD da UNITAU teve um salto de 65%, chegando a 2.034 alunos em atividade no primeiro semestre de 2022. De acordo com a profa. Amanda, a consolidação da parceria da Universidade com os polos deve resultar em um aumento progressivo de alunos.

“Se eu tenho um polo bom, consigo atingir um número excelente de alunos matriculados. Nossa meta é chegar a cerca de 5.000 alunos. Nossos parceiros têm muito potencial para isso, já conhecem a UNITAU, nossos fluxos. Por isso, fizemos recentemente a convenção dos polos, promovemos regularmente reuniões com eles e fazemos visitas para ajudá-los.”

Mais informações a respeito do edital para a seleção de polos você encontra aqui. A EAD da UNITAU conta com uma oferta de 35 cursos distribuídos em primeira licenciatura, segunda licenciatura, formação pedagógica, superior de tecnologia e bacharelado.

A modalidade de ensino também é objeto de estudo por parte dos pesquisadores da Universidade. Em maio deste ano, foi lançado o livro virtual EAD UNITAU, Desafios e Possibilidades. O livro, disponibilizado pela Ed UNITAU, é fruto de um esforço para sistematizar a produção científica nesse segmento e traz reflexões sobre o futuro que une práticas pedagógicas e transformação digital.