Compromisso com a excelência na Universidade do Futuro

27/06/2022 18h18

funcionário, Comunidade, Reitoria, Reitora, UNITAU, Aluno, Professor

"Acolher, resistir, planejar, inovar, enfrentar e superar". A conjugação desses verbos, em especial nos últimos dois anos, foi imprescindível para que pudéssemos concluir nossa gestão à frente da Universidade de Taubaté (UNITAU) com sucesso e com energia para prosseguir em uma nova jornada repleta de desafios.

A UNITAU que vemos hoje, viva, vibrante, sustentável, é fruto de uma construção coletiva. As práticas pedagógicas geradas pelos saberes e fazeres de nossos professores colaboraram para essa transformação. Cada funcionário também trouxe sua contribuição para pavimentar o caminho da Universidade do Futuro. Essa soma de esforços foi direcionada para um fim comum, o de promover uma educação de qualidade para nossos alunos, que também acreditaram e acreditam no valor de nossa Instituição.

O espelho retrovisor mostra uma trilha acidentada, mas todas as dificuldades foram vencidas com muito trabalho. Ao longo destes quatro anos, equilibramos as finanças, valorizamos nossos servidores, investimos em tecnologia, reforçamos nosso compromisso social com as práticas extensionistas.

Somos uma Universidade que produz conhecimento. Temas de relevância mundial são objeto de pesquisas de nossos professores e estudantes dos cursos de pós-graduação. Também estimulamos a iniciação científica na graduação. Nos últimos 10 anos, o Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (Cicted) da UNITAU soma mais de 10.460 trabalhos apresentados.

Por tudo isso, esse é o momento de conjugar outro verbo: o verbo agradecer. Agradeço a confiança e o empenho de toda nossa equipe de professores e funcionários. Reforço meus agradecimentos a todos os nossos alunos, vocês são a UNITAU. Também agradeço o apoio da Prefeitura de Taubaté e da Câmara Municipal por entender as necessidades de nossa Universidade.

Iniciaremos em 3 de julho um novo ciclo, que se conecta com o momento atual em direção a novos horizontes. Consolidaremos a expansão da UNITAU para outros campi de forma a garantir novas fontes de receita e a sustentabilidade financeira. Buscaremos a transformação digital, a inovação pedagógica e tecnológica necessárias para o constante desenvolvimento educacional. Fortaleceremos a presença da UNITAU na comunidade com novos projetos de extensão e o suporte social por meio de nossas clínicas e ligas acadêmicas. E traremos, em todas as nossas ações, o alinhamento com a responsabilidade socioambiental.

A maior Universidade Municipal do Brasil aproxima-se da marca de meio século de existência e a melhor forma de honrar esta tradição é buscar a excelência em todas as nossas ações, de forma coletiva. Esse é o nosso compromisso: uma UNITAU forte, para todos, pronta para avançar.

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes

Reitora da Universidade de Taubaté