Curso de Pedagogia encerra semestre com seminários que ensinam educação tolerante

13/06/2022 13h30 ⋅ Atualizada em 15/06/2022 15h44

UNITAU, Graduação, Seminário, Educação, Pedagogia

Uma série de seminários apresentados por alunos de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU) encerrou o primeiro semestre letivo de 2022 com discussões sobre atualidades e tolerância. A atividade foi preparada por estudantes do 5º período, unindo as disciplinas Didática III e Educação e Diversidade Cultural.

Durante os meses de abril, maio e junho, os grupos apresentaram para os demais colegas temas como feminismo, racismo e diversidade religiosa. O principal objetivo é transformar o conteúdo em execução nas salas de aula. “A ideia do trabalho é que os alunos façam uma pesquisa sobre os assuntos selecionados, para conhecer mais a fundo os temas, e depois adaptar o que estão aprendendo para trabalhar com as crianças”, ressalta a Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro, uma das supervisoras dos seminários.

Para garantir a possibilidade de aplicação, a produção do trabalho contou com a participação de três professoras da rede pública de ensino, egressas da UNITAU. As docentes tiraram dúvidas e auxiliaram os estudantes na transposição didática dos temas do trabalho para a aplicação com as crianças.

Esses debates são fundamentais para que os futuros educadores exerçam a profissão de forma acolhedora e tolerante. “O professor que vai dar aula precisa entender que ele está trabalhando com uma diversidade de alunos e tem que contemplar todos no projeto de ensino, acolhendo essas diferentes realidades”, ressalta a Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos, também responsável pela atividade.

A oportunidade foi enriquecedora para a aluna Jéssica Maiumi Gonçalves Diogo, que reforça a importância da tolerância na profissão que escolheu seguir. “A questão do respeito é essencial. Quando trabalhamos com a educação, nos lembramos sobre ter o amor e o respeito ao próximo, porque nós vamos lidar com cidadãos, é fundamental sabermos lidar com e ensinar o outro”, enfatiza a estudante.

Ariane Galhardo