Editais para bolsas de Iniciação Científica selecionam pesquisas sobre tecnologia

10/06/2022 12h46 ⋅ Atualizada em 13/06/2022 09h55

Tecnologia, CNPq, Professor, Iniciação Científica

 

O Programa de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté está com dois editais abertos para submissões de trabalhos até 20 de junho. Você, professor(a) UNITAU, pode participar submetendo seus projetos e orientando os estudantes que desejam se iniciar no universo de estudos acadêmicos. Ambos os editais recebem inscrições de trabalhos exclusivamente voltados para diferentes formas de tecnologia, sendo elas estratégicas, habilitadoras, de produção, de desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), seleciona e subsidia 20 projetos durante os 12 meses de desenvolvimento da pesquisa.  Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), da Universidade de Taubaté, seleciona e subsidia 10 projetos ao longo de seis meses, podendo ser renovado por mais 12 meses. 

Quais os requisitos para ser orientador?

Para ser um orientador, o(a) professor(a) deve ser efetivo da Universidade de Taubaté (UNITAU), nos cursos de graduação ou de pós-graduação, ter a titulação mínima de doutorado e ser líder e/ou membro de grupo de pesquisa credenciado junto ao CNPq. É necessário, ainda, ter o currículo lattes atualizado nos últimos três meses e o projeto deverá se enquadrar no tema proposto nos editais. “Todos os professores da Universidade podem concorrer com projetos para bolsa, mas o(a) professor(a) também precisa lembrar que a pontuação em Produção Científica também é importante”, orienta a Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso, coordenadora do comitê interno de bolsas de Iniciação Científica da UNITAU. “Ele(a), o professor(a), vai preencher uma planilha de pontuação, que irá computar toda a parte de produção científica. A comissão irá inserir essa pontuação para somar na avaliação do projeto”, explica a coordenadora. “Essa experiência [de orientador] é muito enriquecedora para o(a) docente e pontua como diferencial para a carreira”, avalia Profa. Viviane Fushimi. 

Como submeter um projeto? 

Para submeter um projeto, ele deverá estar formatado seguindo as orientações do Projeto de Iniciação Científica, devidamente especificadas nos editais. Além disso, deverá preencher os formulários disponíveis na página de Iniciação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG). 

A participação do(a) docente contribui para a produção e para a disseminação de conhecimento a partir da Universidade, bem como em sua própria carreira como pesquisador. Dessa forma, o(a) professor(a) oferece soluções para a sociedade com base científica, levando a UNITAU ao encontro da comunidade e, além disso, ao orientar projetos, colabora na formação acadêmica dos estudantes. 

Compromisso com  o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.

Karina Reis

ACOM\UNITAU