UNITAU integra e-book da Abruem sobre curricularização da extensão

09/06/2022 18h18

Extensão, PREX, curricularização, ABRUEM, UNITAU

As experiências vivenciadas pela Universidade de Taubaté (UNITAU) para a implantação do processo de curricularização da extensão integram o primeiro exemplar de uma coletânea virtual publicada pela Câmara de extensão da Associação brasileira dos reitores das universidades estaduais e municipais (Abruem).

O e-book “Processos e desafios sobre a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação das IES estaduais e municipais do Brasil” foi disponibilizado para acesso ao final de maio. Uma chamada pública foi direcionada a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas à Abruem. Os 14 capítulos desta primeira coletânea trazem as experiências da UNITAU e de universidades estaduais e municipais espalhadas em oito estados brasileiros.

O processo de inserção curricular da extensão ou curricularização da extensão é uma orientação definida no Plano Nacional de Educação (2014 – 2024). A partir de janeiro de 2023, as IES brasileiras devem reservar 10% da carga horária total de todos os cursos para atividades de extensão.

"A Universidade de Taubaté trabalha há três anos e meio na construção de normativas para que a curricularização da extensão ocorra de forma consolidada. A troca de experiências com outras instituições de ensino nos permitiu avançar e superar desafios, entre eles os representados pela pandemia do coronavírus. Iniciamos, em 2022, um processo de inovação pedagógica que será replicado, posteriormente, para toda a Universidade, promovendo a extensão como vetor de transformações sociais e indutor de políticas públicas", afirma a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

Em fevereiro deste ano, o Profoco – Programa de formação continuada para professores da UNITAU – trouxe o tema “Inovação e Extensão para a Universidade do Futuro", com ações que envolveram oficinas, sala web e um curso de qualificação. Mais informações a respeito do planejamento da UNITAU para a curricularização da extensão podem ser conferidas aqui.