Saiba como se proteger contra as doenças respiratórias

09/06/2022 14h47 ⋅ Atualizada em 10/06/2022 15h57

Coronavírus, PAIS E RESPONSÁVEIS, Professor, Servidor, Aluno, Alcool gel

Com a queda de temperatura que acompanha a chegada do outono-inverno, o ar seco predomina em nosso cotidiano. Além disso, é comum que as pessoas se protejam do frio em locais e meios de transporte coletivo com janelas e portas fechadas. Em ambientes como estes, a circulação de ar se torna limitada, dificultando que a ventilação natural leve embora os poluentes e as partículas de sujeira. Esse fator provoca a irritação dos canais respiratórios, além do fácil contágio da Covid-19 e de outras doenças transmitidas pelo ar.

Para evitar o contágio e transmissão, é recomendado, portanto, o uso da máscara em todas as dependências da Universidade.É importante que o hábito do uso máscaras adquirido durante a pandemia de Covid-19 continue”, ressalta Profa. Dra. Stella Zollner, diretora do Departamento de Medicina da UNITAU. “É importante fazer o certo: procurar estar saudável e, se adoecer, procurar um médico rapidamente para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado da doença”, instrui.

Vacinação

Além de se manter atento sobre a própria saúde e sobre as condições do ambiente por onde circula, é necessário também manter a carteira de vacinação em dia, incluindo todas as doses da vacina contra a Covid-19 e contra a Influenza. Saiba mais sobre as campanhas de vacinação ativas em Taubaté.

A vacina é um dos passos fundamentais para a sua própria proteção, no entanto, ela sozinha não impede a circulação do vírus da gripe e da Covid-19 e nem os elimina. Diante disso, é preciso manter todos os cuidados juntos, reduzindo a chance de que você e outras pessoas adoeçam. “A saúde é um bem que deve ser conservado pelo trabalho diário, com cuidados básicos de higiene, proteção, vacinação, ventilação dos ambientes e uso adequado de máscaras”, enfatiza Profa. Stella Zollner.

Dentro ou fora da Universidade, procure seguir as seguintes recomendações:

- Deixe as salas ventiladas. Abra as janelas e portas, permitindo que o ar circule;

- Utilize a máscara corretamente, principalmente em locais fechados. A utilização em ambientes clínicos permanece obrigatória;

- Evite aglomerações;

- Lave sempre as mãos com água e sabão;

- Higienize as mãos utilizando álcool em gel;

- Mantenha a hidratação e a alimentação balanceada;

- Não divida objetos de uso pessoal, como garrafas, copos, talheres, etc.

Tais medidas são pensadas para a segurança dos(as) alunos(as), professores(as) e funcionários(as) da UNITAU. Contamos com a sua ajuda para evitarmos o aumento da contaminação no ambiente acadêmico. Eu me protejo, protejo você & protejo quem eu amo.

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU.

Karina Reis

Bárbara Veneziani