Estudantes de Enfermagem da UNITAU atendem mulheres na Carreta da Mamografia

08/06/2022 12h33

UNITAU, Graduação, Comunidade, Atendimento, Carreta da Mamografia, Enfermagem

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) fazem parte da equipe de atendimento da Carreta da Mamografia. O serviço, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do programa “Mulheres de Peito”, estará disponível até o dia 11 de junho, na Avenida do Povo.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que causa mais mortes de mulheres. No último levantamento da entidade, em 2019, os óbitos por esse tipo de câncer corresponderam a 16,1% de todas as mortes de mulheres causadas pela doença.

Para 2022, a estimativa do INCA é que sejam descobertos mais de 66 mil novos casos. A descoberta precoce aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido e da cura, como afirma a Profa. Dra. Teresa Celia de Mattos dos Santos, docente do curso de Enfermagem. “As orientações sobre os exames preventivos e periódicos auxiliam no rastreamento do câncer de mama, a fim de aumentar a expectativa de vida dessa paciente após o diagnóstico”.

A participação dos alunos nos atendimentos contribui com a detecção e auxilia o sistema de saúde municipal. “A ação é importante porque minimiza a fila do SUS e facilita a possível descoberta precoce do câncer de mama”, pontua Nityanabda Moreira, do 7º semestre de Enfermagem.

Além da contribuição para com a comunidade, os atendimentos proporcionam o contato entre os estudantes e a população, permitindo o exercício prático da profissão. “A gente tem mais facilidade para orientações em relação aos cuidados e à rotina de exames que precisa ser feita de forma periódica, principalmente para a prevenção do câncer de mama”, ressalta Jacqueline Zanin, também do 7º período do curso.

A Carreta da Mamografia atende mulheres a partir dos 35 anos de idade. Para os atendimentos, serão distribuídas 50 senhas por dia, 25 para o período da manhã e 25 para o período da tarde. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Taubaté.

Isabela Vieira