UNITAU retoma ações de saúde bucal em cidades da região

02/06/2022 19h09

UNITAU, Professor, Extensão, Aluno, Saúde bucal, Mutirão, Odontologia, Ligas, Comunidade

Uma parceria entre as ligas acadêmicas do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) e o projeto de extensão Educação em Saúde Bucal retomou, neste ano, os atendimentos presenciais às populações de municípios do Vale do Paraíba. Até agora, já foram desenvolvidas atividades em São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, Cunha e Ubatuba. No próximo sábado, dia 4 de junho, professores e estudantes estarão em Redenção da Serra.

Os mutirões de saúde bucal envolvem orientações de higiene, exames clínicos e triagem de pacientes em apoio às prefeituras. “Fazemos os atendimentos nas unidades do SUS das cidades. Ao mesmo tempo em que colaboramos para dar vazão à demanda reprimida das cidades, nossos alunos têm a possibilidade de conhecer diferentes realidades em comunidades diversificadas. Atendemos, por exemplo, quilombolas, indígenas, caiçaras. E os pacientes gostam muito porque recebem um tratamento humanizado”, afirma a diretora do Departamento de Odontologia, Profa. Dra. Ana Paula Lima Guidi Damasceno.

Entre os exemplos, a diretora cita um atendimento realizado no dia 28 de maio na Escola Municipal José Belarmino, no bairro do Puruba, em Ubatuba. “Estivemos com um grupo de 20 alunos e fizemos cerca de 120 atendimentos.  Deveremos retornar a Ubatuba para novas ações. Também deveremos ir a Lagoinha em junho”.

A atividade em Redenção da Serra, no dia 4 de junho, será realizada das 8h às 17h em uma unidade de saúde do município e na praça.

Entre os estudantes, a vivência prática em meio às comunidades também é colocada como oportunidade para o desenvolvimento profissional. “O atendimento que nós fazemos nas diversas comunidades dos municípios do Vale do Paraíba é fundamental para nós, alunos da Odontologia, porque nos gera um sentimento mais humanizado, uma relação mais direta com o paciente. A gente conhece o paciente na comunidade onde ele vive, a história que ele tem, entende suas dificuldades sociais e financeiras e aplica vários conhecimentos de saúde bucal e saúde em geral para ele”, reforça Matheus Costa, estudante do 7º semestre de Odontologia.

Matheus também destaca a possibilidade de suporte material às comunidades mais vulneráveis. “A gente consegue oferecer para a população algo que ela não costuma ter. Tanto no quesito informação quanto no quesito material, porque oferecemos aos pacientes kits de higiene oral, com escova, pasta de dente, algumas vezes fio dental e muitos deles relatam que não têm isso”.

Instituições e municípios interessados em promover parcerias com a UNITAU para os mutirões odontológicos podem entrar em contato por meio do e-mail odonto@unitau.br.