Especialista da UNITAU participa de documentário sobre 90 anos da Justiça Eleitoral

01/06/2022 14h15

Tecnologia, Eleições, Informática, UNITAU, Professor

 

O Brasil atinge, em 2022, o marco de 90 anos do voto feminino e da Justiça Eleitoral. Para comemorar a data, um documentário, com a participação do Prof. Me. Antonio Esio Salgado, do Departamento de Informática da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi divulgado nesta semana pelo canal da TV Justiça no Youtube.

O documentário traz, entre outras informações históricas, o processo de informatização da urna eletrônica. O Departamento de Informática da UNITAU já participou de, pelo menos, três testes para identificação de vulnerabilidades das urnas. A última participação ocorreu em dezembro de 2019.

Durante trecho de seu depoimento, o professor Antonio Esio destaca as constantes evoluções pelas quais os sistemas das urnas eletrônicas vêm passando ao longo dos anos.

“A urna, ela, aparentemente, tem a mesma carinha desde sempre, mas por dentro ela é toda modernizada. À medida que novos ataques vão surgindo, vão sendo descobertos, a gente implementa na urna novos mecanismos de defesa, novos mecanismos de segurança. É uma coisa que evolui constantemente. A Justiça Eleitoral mantém um estudo contínuo sobre a modernização. Então, não há dúvidas sobre o processo e isso é muito legal”, afirma o professor, que iniciou suas atividades na UNITAU em 1987 e também atua como coordenador de tecnologia da informação e comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O relatório final da Comissão avaliadora do teste público de segurança (TPS) 2021 do Sistema eletrônico de votação foi entregue ao presidente do Tribunal superior eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, na última segunda-feira, dia 30 de maio. O documento reforça a segurança do sistema para as eleições de 2022.

O documentário da TV Justiça pode ser acessado por meio deste link.

ACOM/UNITAU