Departamento de Educação Física incentiva inclusão de exercícios físicos na rotina

30/05/2022 19h21

UNITAU, Educação Física, Saúde, Dia do Desafio, Atividade Física

O Dia do Desafio de 2022 foi celebrado pelo Departamento de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU), em 25 de maio, com uma atividade física coletiva. A ação uniu alunos e professores do curso, nos períodos da manhã e da noite, durante os intervalos, para uma aula de ritmo no campus Bom Conselho.

Em 2022, após dois anos de pandemia, a campanha chegou à 28ª edição com o objetivo de conectar as pessoas por meio da prática conjunta e presencial de exercícios em espaços físicos esportivos, para mostrar a importância desse hábito para a saúde e a harmonia na convivência social.

Na UNITAU, o exemplo do movimento ficou a cargo dos estudantes do curso e da diretora do Departamento, a Profa. Ma. Fernanda Rabelo Prazeres. Eles se juntaram para promover, além da aula, a conscientização de que os exercícios devem ser rotina. “O Dia do Desafio é uma celebração para que se torne um hábito praticar atividades físicas”, pontua a docente.

O incentivo chega em boa hora, já que muitas pessoas abandonam os exercícios quando as temperaturas caem. Mas, segundo a Profa. Fernanda, o ideal é deixar a preguiça de lado e se dedicar à saúde mesmo no frio. “A atividade física, principalmente no inverno, contribui para a manutenção da imunidade. Ela evita e combate doenças que são comuns nesta época, inclusive agora que estamos tendo uma retomada no aumento dos casos de Covid-19”, ressalta a diretora.

Independentemente da estação do ano e do tipo de exercício praticado, os benefícios são relevantes. A aula de ritmo, por exemplo, é aeróbica e mistura coreografias simples e vários tipos de gêneros musicais, como axé, funk, sertanejo. Com isso, os praticantes percebem melhora no bem-estar, nos níveis de estresse e de ansiedade, na autoestima e na capacidade sanguínea. “Se você tem interesse em ser saudável e aumentar sua imunidade, pratique atividade física”, finaliza a Profa. Fernanda.

O Departamento de Educação Física da Universidade de Taubaté oferece prática assistida de atividades físicas para alunos, servidores e para a comunidade, como musculação e natação. Para saber, entre em contato com a secretaria pelo telefone (12) 3629-7479.

Pedro Boaventura