Projeto de extensão da UNITAU organiza comemoração do 90° aniversário da escola Estadão

27/05/2022 20h06 ⋅ Atualizada em 30/05/2022 11h19

UNITAU, Monteiro Lobato, PREX, Projeto de Extensão, Cultura, Comunidade, Aluno

A Escola Estadual Monteiro Lobato, mais conhecida como Estadão, completa, em 2022, a marca de 90 anos de existência em Taubaté. A primeira escola estadual de Taubaté ao longo desses anos formou muitas celebridades taubateanas como Celly Campello, Renato Teixeira e Cid Moreira.

Inaugurado em 1932, o Estadão está localizado atualmente no Jardim Maria Augusta e é considerado uma das escolas mais tradicionais do município e da região.

Para comemorar a data, o projeto de extensão “A cultura que vale”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), organizou atividades ao longo deste ano, envolvendo os alunos da escola. Entre os objetivos gerais das comemorações, está a preservação da memória, como explica a coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala. “O projeto se chama A cultura que vale, porque o objetivo dele é preservar a cultura, o patrimônio e a história do Vale do Paraíba, preservando a memória”.

A professora Rachel explica que o planejamento para a comemoração do aniversário começou no início do ano. “Eu sugeri que eles fossem conhecer o local onde nasceu a escola, que é o prédio do Departamento das Ciências Sociais e Letras da UNITAU”, conta a professora.

Junto à visita ao Departamento, ocorrida no dia 20 de maio, os alunos também conheceram o Centro de documentação e de pesquisa histórica (CDPH) da UNITAU e passaram pela antiga biblioteca do Estadão.

A professora Rachel ressalta que, entre as atividades que integram o aniversário de 90 anos, também estão a confecção de um selo comemorativo e de uma cápsula do tempo. “As atividades ainda não acabaram, estamos fazendo um vídeo sobre a história da escola para entregar no final do ano e nós ainda vamos fazer uma cápsula do tempo, para ser aberta aos 100 anos da escola”, finaliza.

Mais informações sobre este e outros projetos de extensão da UNITAU você encontra aqui.

Ariane Galhardo