Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes retoma atendimentos presenciais na 34ª edição

11/05/2022 20h35

Diabetes, Hipertensão, Comunidade, Atendimento, Graduação, Medicina

Alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) atenderão a comunidade na Praça Dom Epaminondas, entre os dias 16 e 20 de maio, na 34ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes. Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h.

A ação é tradicional para os estudantes do início do curso e em 2022 volta ao centro da cidade. Devido à pandemia, as mesas na praça foram substituídas pelas telas dos computadores, já que os atendimentos presenciais precisaram migrar para o ambiente virtual a partir de 2020.

Durante a semana, cerca de 50 alunos do 3º e do 4º período farão entrevistas com a população que passar pelo local, além da aferição da pressão e do exame de glicemia, que dosa o nível de glicose na corrente sanguínea. A ação é um dos primeiros contatos dos estudantes com pacientes e, além de beneficiar a comunidade, tem papel pedagógico importante no desenvolvimento dos futuros médicos.

Para Fernanda Máximo, aluna do 4º semestre do curso de Medicina, a semana reforça a importância da escuta ativa, o que colabora para a futura prática clínica, e menciona a felicidade ao reencontrar as histórias ouvidas na praça. “É muito gratificante quando, posteriormente, encontramos os mesmos pacientes ou familiares contando as histórias carinhosamente e vendo o quanto isso influenciou nas suas vidas”, comenta. “Muitos descobrem as comorbidades lá e, pelas orientações, vão procurar um médico para fazer o tratamento e se cuidar”, finaliza.

A expectativa dos estudantes para a ação é atender cerca de 6 mil pessoas.

Isabela Vieira