Retomada do JUTA movimenta a Universidade

09/05/2022 17h38 ⋅ Atualizada em 10/05/2022 11h12

Jogos Universitários, Esporte, JUTA, Aluno

Após dois anos de aulas e de eventos remotos, os estudantes da Universidade de Taubaté participam do maior e mais tradicional evento esportivo anual da Universidade presencialmente: os Jogos Universitários JUTA, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) UNITAU. A 56ª edição do JUTA reunirá, entre os dias 9 e 14 de maio, os alunos de diversos cursos que participarão das modalidades esportivas que compõem o evento neste ano.

A ocasião tão aguardada pelos universitários teve início na última quinta-feira (5), no auditório do Departamento de Engenharia Civil, com o evento de abertura, que reuniu grande público, entre Atléticas dos cursos, professores e líderes de torcida. “A abertura dos Jogos Universitários, após dois anos, foi sensacional”, avalia Paloma Rodrigues, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Taubaté (DCE). “Tivemos alta adesão dos alunos da Universidade, todos os departamentos, praticamente, participando. As nossas expectativas são as melhores possíveis, principalmente pelas questões sociais que o DCE desenvolve com a arrecadação de alimentos”, explica.

O departamento de Engenharia Civil trouxe como meta para o JUTA deste ano a integração de todos os alunos do curso, com o propósito de incentivar ainda mais a participação feminina em todas as modalidades e também incentivar a prática de esportes por todas as pessoas. “A Engenharia Civil sempre foi muito conservadora e nós queremos acabar com isso, então tivemos a iniciativa para mostrar que estamos no século XXI e viemos para mudar”, comenta João Victor Fortes de Carvalho de Angelis, aluno do 7º semestre de Engenharia Civil e presidente da Atlética. “Nós passamos por uma pandemia, então esse evento, que é muito grande e muito bonito de assistir e de jogar, vai ser um recomeço”, espera.

A retomada do JUTA é, ainda, uma oportunidade de fortalecer amizades, promovendo a vivência fora de sala de aula e a interação entre os departamentos. “É muito bom poder retomar o JUTA após a pandemia, porque une a Universidade inteira. Ainda mais para nós, que antes éramos apenas o curso de Agronomia e agora temos o curso de Veterinária. Com as aulas on-line, nós não tivemos muito contato entre os alunos e agora, com o retorno do JUTA, assim como na Copa Calouro, a gente cria amizades”, relata Bruno dos Santos, aluno da Agronomia e tesoureiro da Atlética AgroVet.

Compromisso com você. Universidade do futuro, UNITAU.

Ana Oliveira
ACOM / UNITAU