Fim de semestre: Como está sua saúde acadêmica?

06/05/2022 14h56 ⋅ Atualizada em 10/05/2022 11h06

Provas, saúde mental, Psicologia, Aluno, PAIS E RESPONSÁVEIS

 

Fim de semestre: como está sua saúde acadêmica?

Chegou o final do semestre, aquele momento em que os estudantes preparam a sua agenda com as datas das provas, entregam seus trabalhos e buscam resolver pendências sobre faltas e notas. Quando falamos sobre ‘saúde acadêmica’, estamos falando sobre a organização de todos os aspectos da sua vida universitária para o bom andamento das atividades. 

Esse trabalho, portanto, é feito em conjunto entre aluno, professores, secretarias e outros setores que atuam no atendimento ao estudante ao longo da sua jornada acadêmica. Além desses aspectos básicos, é necessário também que o aluno(a) esteja atento(a) à carga horária de Atividades complementares, que podem ser caracterizadas pela sua participação em palestras, workshops, congressos, entre outras atividades que são consideradas complemento na formação acadêmica ao término do curso. Cada curso tem a sua maneira de dividi-la, considerá-la e até mesmo de disponibilizá-la para consulta, por isso é este o momento em que o aluno deve se informar com a coordenação de Atividades complementares do seu departamento, evitando o risco de deixar para a última hora e acabar prejudicando o cálculo final. 

Muita calma nessa hora!

O período, apesar de agitado, não deve ser motivo de ansiedade, o que pode acabar atrapalhando a rotina de estudos, segundo a Profa. de Psicologia Fabiana Fogaça, ela sugere dicas para não se perder na rotina e ressalta a importância de também buscar maneiras de se manter relaxado em alguns momentos. “O importante é definir prioridades de estudo, alternar as disciplinas de estudo e ter uma hora de estudo e uma hora de lazer bem definidos, afinal, descansar também é importante”, explica. 

Para não deixar o nervosismo atrapalhar na hora das provas, organizar sua rotina e atentar-se aos horários é fundamental. “Chegar com antecedência e ir se habituando ao local e espaço da prova, focar mais na realização da prova e no tempo, deixar a atenção concentrada nas questões e menos no ambiente externo, tudo isso são formas de ficar mais relaxado nesse momento natural de agitação”, comenta. “ É sempre necessário que o aluno vá se preocupando desde o começo dos semestres, buscando os professores e sabendo mais sobre as matérias, buscando fazer com antecedência as tarefas acadêmicas para não se sobrecarregar posteriormente”, relembra. 

A Profa. Fogaça também convida os alunos para sua oficina de extensão, "Ansiedade ta On", as inscrições ficam abertas até amanhâ, 11/05, para realizar a inscrião acesse o link: https://cutt.ly/THegggx , não deixe de aproveitar essa oportunidade!

Sobre as Atividades complementares

Por mais que cada curso tenha sua maneira de se organizar com as Atividades complementares, algumas características são gerais, como a questão da entrega. Por exemplo, todos os departamentos da Universidade têm um “contrato” com seus alunos, mas a maioria exige que as atividades sejam entregues antes do fim dos semestres, é necessário também que sempre tenha um relatório e a comprovação (ex: certificado, fotografia ...) para contar como Atividade complementar, e por fim é preciso preencher uma certa carga horária fazendo uso do tempo de cada atividade anexada. Todo curso tem seu coordenador de AC (Atividades complementares), as atividades são entregues a ele pelos meios previamente combinados, ou à secretaria do departamento onde os servidorescomputam a nota. Para fazer a verificação, o aluno pode entrar na aba das AC’s pelo Portal do aluno.

Sobre o acesso às notas e faltas pelo mentorweb

  1. Acesse o login mentorweb pela aba “ Aluno’’ no canto superior esquerdo do site: unitau.br;
  2. Coloque seu RA e senha para acessar o "Portal do aluno’’;
  3. No Portal, você encontrará pelo "Acesso rápido’’ um atalho para “Notas e faltas’’ e “Boletim de notas e faltas”.

Em caso de dúvidas sobre o acesso a notas e a faltas, entre em contato com a Central do Aluno pelo telefone (12) 3625-4154, ou enviar um e-mail para centraldoaluno@unitau.br

 

Bárbara Veneziani

ACOM/UNITAU