UNITAU abre inscrições e programa atividades presenciais para o XI Cicted

29/04/2022 18h43

CICTED, Pesquisa Científica, UNITAU, Aluno, Professor

No ano em que o Brasil comemora o bicentenário de sua independência, a Universidade de Taubaté (UNITAU) programa o retorno de atividades presenciais para a 11ª edição do Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (Cicted).

O XI Cicted acontece entre os dias 19 e 21 de outubro, e as inscrições para a submissão de trabalhos e participação de congressistas já estão abertas. Interessados podem acessar a plataforma Even3 por este link.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNITAU, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli, a programação do Congresso deste ano foi pensada junto à comissão organizadora de forma a retomar as interações pessoais por meio do contato presencial e, ao mesmo tempo, manter as conquistas proporcionadas pelas atividades remotas.

“Nossa proposta é aliar o melhor dos formatos presencial e online. Tivemos um grande aprendizado na pandemia. Pessoas de outras regiões do Brasil, com essas dimensões continentais, e que teriam dificuldade em buscar esse conhecimento de forma presencial, puderam nos prestigiar. O formato online permitiu ainda uma grande participação de professores e de alunos estrangeiros.  As atividades gravadas foram e continuam sendo acessadas e utilizadas nas aulas. Isso a gente não pode perder.”

Com a pandemia do coronavírus em 2020, a UNITAU passou a promover o Cicted de forma remota. No ano passado, por exemplo, a programação previamente gravada para o X Cicted e as atividades ao vivo divulgadas pela TV UNITAU  no Youtube geraram mais de 5.000 visualizações pelo público em geral.

Nos últimos 10 anos, foram cerca de 10.460 trabalhos apresentados no congresso. No ano passado, foram apresentados 403 trabalhos.

“Esse volume de trabalhos é muito expressivo, motivo de orgulho para mim e para aqueles que me antecederam na PRPPG. É a nossa UNITAU executando o seu papel de geradora de conhecimento”, complementa a Profa. Sheila.

Entre as atividades presenciais programadas para o XI Cicted estão a realização de oficinas e de seminários, além da apresentação dos trabalhos do Encontro de iniciação científica (Enic). Após um intervalo de dois anos, o Enic volta a contar com a participação de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio nas categorias kids, teens e júnior. A novidade deste ano é a inclusão da educação infantil com a categoria baby.

“A gente pretende semear a cultura da pesquisa, fortalecendo os vínculos com esse público mais jovem. Temos intenção de, ao longo do ano, promover oficinas com alunos e com professores para que eles possam fazer a submissão de seus trabalhos”, afirma a presidente do XI Cicted, Profa. Dra. Juliana Bussolotti.

O XI Cicted acontece tradicionalmente em outubro e segue a temática estabelecida pelo governo federal para a Semana nacional da ciência, tecnologia e inovações (SNCTI). Em 2022, a 19ª edição da semana tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A comissão organizadora do XI Cicted já confirmou a participação de parte dos palestrantes que integrarão os três dias de programação do evento. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, fará a abertura oficial às 19h do dia 19 de outubro com a palestra “New space era: uma ponte do passado para o futuro”.

Já no dia 20, o destaque fica para a participação remota do Prof. Boia Efraime Júnior, de Moçambique, que vai abordar, às 10h, o tema “Dilemas humanitários frente a conflitos armados: memórias e identidades moçambicanas”.

No último dia do XI Cicted, a Profa. Dra. Diane Harris, da Universidade de Manchester, trará o tema “Mulheres na ciência” em palestra virtual prevista para as 18h30.

Mais informações sobre o XI Cicted e sobre a edição de 2021, como anais, trabalhos aprovados e premiados podem ser encontradas aqui.