Aulas práticas fortalecem desenvolvimento profissional do médico veterinário

29/04/2022 17h16

UNITAU, Graduação, Clínica Veterinária, Medicina Veterinária

No último sábado do mês de abril, é comemorado o Dia mundial da Medicina Veterinária (World Veterinary Day). Anualmente, a Associação Mundial de Veterinária (World VeterinaryAssociation – WVA) e a Healthfor Animals selecionam um tema para ser comemorado nesta data. Desta vez, o tema escolhido é: fortalecimento da resiliência veterinária.

A área de atuação do médico veterinário abrange, por exemplo, cuidados com animais silvestres e domésticos de pequeno e grande porte, ações voltadas à saúde pública e inspeção de produtos de origem animal, como ovos, leite, carne, mel e derivados.

No Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em novembro de 2020, havia 154.900 profissionais atuantes. Ainda de acordo com o CFMV, o Brasil é o país com mais veterinários ativos no mundo.

Veterinários bem instruídos e resilientes estão capacitados para lidar com os desafios diários e com crises que podem aparecer, eventualmente, durante um atendimento. Dentro dessa formação, o desenvolvimento de atividades práticas faz a diferença para o profissional.

“As aulas práticas são essenciais para confirmar o conhecimento que o aluno absorve durante as aulas teóricas”, afirma o Prof. Dr. Heder Nunes Ferreira, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Segundo o docente, normalmente o primeiro requisito que um estudante de veterinária tem é o amor pelos animais. Mas somente o lado emocional não basta para que o aluno dê continuidade no curso. “Nós nos deparamos com situações de perda e de sofrimento do animal. Um bom profissional tem de saber administrar bem o seu lado emocional e o lado racional. O curso é generalista, então a pessoa vai se formar apta a prestar qualquer atividade que o médico veterinário é habilitado a realizar”, reforça o coordenador.

A aluna do primeiro semestre Rebeca Duarte Teixeira declara que as aulas práticas vivenciadas no curso ajudam a assimilar a teoria. “As aulas práticas estão me ajudando muito a entender como lidar com certas situações que eu nem imaginaria ter. Elas me ajudam muito a assimilar a parte teórica que estudamos antes da aula prática”.

Para melhorar ainda mais o desenvolvimento das atividades práticas, em benefício para os alunos e para a comunidade, a UNITAU está investido R$ 6 milhões em uma Clínica Veterinária. O projeto está pronto e a conclusão da estrutura está prevista para o primeiro semestre de 2023, com início das atividades a partir do segundo semestre.

Ana Julia Moreira