Egressos e novos alunos conhecem entreposto do Centro de estudos apícola da UNITAU

27/04/2022 12h11

UNITAU, Aluno, Meliponicultura, Apicultura, laboratório, Tecnologia, EAD

A pós-graduação em Apicultura e Meliponicultura da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu em abril uma visita de egressos formados em 2017 e novos alunos matriculados para conhecerem as instalações do entreposto de mel do Centro de estudos apícola (CEA).

As instalações do entreposto foram concluídas em agosto do ano passado e ajudam apicultores do Vale do Paraíba com o beneficiamento de mel e derivados. A Profa. Dra. Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, coordenadora da pós, explica que a visita aconteceu para apresentar aos ingressantes e aos alunos que estudaram no CEA e se formaram a finalização do projeto.

“A ideia da visita foi em função dessa turma que não chegou a ver o entreposto montado. Quando eles estavam fazendo o curso, ele ainda estava em construção”.

A pós-graduação em Apicultura e Meliponicultura da UNITAU existe desde 2005. Ela é realizada no formato de educação a distância (EAD), com a programação de encontros presenciais no decorrer do curso. As atividades vêm ao encontro da demanda atual do mercado pela formação de mão de obra qualificada. As aulas começaram em março, mas ainda há a possibilidade de inscrições até o final de abril.

“As aulas começaram em março. Mas como elas são gravadas, nós passamos todas as aulas para os alunos que perderam essas semanas. E também fazemos um acompanhamento especial com eles”, reforça a professora Lidia.

Além de aperfeiçoar os conhecimentos em ações de gerenciamento, gestão, manejo, qualidade e produtividade apícola, os alunos trabalham com pesquisa, tecnologia e desenvolvimento científico. O curso também é uma oportunidade de relacionamento entre os profissionais em função dos diversos participantes de diferentes Estados brasileiros.

O egresso Celso Henrique, atualmente, é fisioterapeuta. Ele já utilizava as abelhas dentro da sua profissão, por meio da apiterapia. Durante sua formação em Apicultura, descobriu o curso de pós-graduação da UNITAU. “A pós me trouxe mais conhecimento sobre o assunto e conheci mais pessoas ligadas a abelhas”.

O aluno Pablo Grunfeld, atualmente desenvolvedor de materiais apícolas, contou o porquê de iniciar a pós neste ano. “Acredito que a pós-graduação vai ser um trampolim para o conhecimento e me ajudará no desenvolvimento de soluções apícolas. Espero obter muito conhecimento e estratégias com a pós-graduação”.

Para mais informações sobre a pós EAD de Apicultura e Meliponicultura da UNITAU, acesse aqui.

Ariane Galhardo