Primeira turma do curso EAD de Apicultura e Meliponicultura participa de colação festiva

20/04/2022 12h10 ⋅ Atualizada em 20/04/2022 18h22

alunos, Alunas, Pós-graduação, Graduação, Meliponicultura, Apicultura, Formação, EAD

 

Neste mês, a UNITAU promoveu o evento festivo de colação de grau dos primeiros formandos das turmas de graduação e pós-graduação EAD do curso tecnólogo de Apicultura e Meliponicultura. A ocasião reuniu, desta vez presencialmente, estudantes vindos de várias partes do país. 

Ao longo de quatro semestres, os alunos aprenderam a como planejar, operacionalizar e controlar as atividades voltadas à apicultura e à meliponicultura. A partir da utilização de modernas metodologias e tecnologias de gestão, os estudantes foram capazes de identificar as oportunidades de redução de custos, de aumento da produção e da qualidade dos produtos apícolas. Apesar de inédito, o curso está sempre evoluindo e por isso, a continuação do projeto é essencial. “A ideia não é fazer um boom e depois acabar, é ir devagar, mas em constante crescimento, sempre encurtando distâncias”, revela a Profa. Dra. Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, fundadora do curso.

Mesclando técnica e modernidade, o curso é direcionado, inclusive, àqueles que já têm um conhecimento prévio sobre o trabalho no campo, mas que buscam uma especialização para agregar valor aos seus produtos. “É um curso clássico, mas que traz toda a parte tecnológica e moderna. Além disso, o diploma faz toda a diferença no mercado de trabalho, abrindo mais portas e oferecendo mais oportunidades”, explica a Profa. Ma. Denise de Lima Belisario, coordenadora dos cursos de Agroecologia e Apicultura e Meliponicultura . 

Denise Camargo, 57, formada no curso tecnólogo de apicultura e meliponicultura, mesmo com ampla vivência no campo, optou por avançar profissionalmente por meio dos estudos EAD. “Sempre gostei muito da área, então ser graduada é uma grande conquista, que abriu muitas portas para aprimorarmos e divulgarmos o nosso trabalho e, consequentemente, fazendo as pessoas sentirem mais confiança nele", revela a apicultora. Já para Antonio Carlos Pereira Júnior, 48, colega de Denise, a modalidade de estudos a distância foi uma ferramenta de acesso à educação de qualidade para também aprimorar suas técnicas como apicultor. "Às vezes, por não termos todo o conhecimento tecnológico, ficava mais desafiador, mas a Universidade ofereceu todo o suporte, o que facilitou a realização do curso”, relata o formando. 

Sobre o curso de Apicultura e Meliponicultura

O curso é inédito no Brasil, além de devidamente reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Estadual de Educação, os principais órgãos reguladores de ensino. O evento é um marco significativo para a Universidade, uma vez que, na modalidade EAD, representa a possibilidade de acesso a um curso novo e de qualidade por pessoas de qualquer lugar do Brasil.  “Hoje é com muito orgulho que este curso chegou onde está, um projeto pensado no passado, que hoje se concretiza", avalia a Profa. Dra. Márcia Regina de Oliveira, coordenadora pedagógica do núcleo de educação a distância.

 

Júlia Lucci

ACOM/UNITAU