Projeto oferece orientação e suporte a egressos da UNITAU para colocação profissional

19/04/2022 18h44

UNITAU, Mercado de trabalho, Egresso, Orientação, Psicologia

O projeto de orientação de competências interpessoais para egressos da Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas até 23 de abril. A iniciativa é gratuita e auxilia profissionais formados na Instituição na inserção e na ascensão no mercado de trabalho.

Competências interpessoais são características aplicadas nas interações sociais, portanto são instrumentos que envolvem a capacidade de comunicação e de construção de relacionamentos com outras pessoas. Fazem parte desse conjunto de habilidades a escuta ativa, a paciência, a empatia, a motivação, a confiabilidade, entre outras. Esses aspectos são fundamentais no mercado de trabalho, considerando a necessidade de entender todos os tipos de pessoas em um círculo de convivência, ajustando a abordagem de acordo com a individualidade. Essa capacidade permite o trabalho eficaz em equipe.

Adquirir essas competências é essencial. Mesmo com as habilidades técnicas bem desenvolvidas, a rotina de trabalho é dificultada sem as habilidades interpessoais, como explica a Profa. Ma. Monique Godoy, docente do Departamento de Psicologia da UNITAU e responsável pelo projeto. “Somos seres sociais e somos interdependentes, então eu dependo de um bom relacionamento interpessoal para que isso ocorra”, esclarece a professora.

A psicóloga conta que o projeto busca o desenvolvimento da assertividade, da comunicação, do trabalho em equipe e da liderança, aspectos bastante procurados nos profissionais atualmente. Para isso, o projeto terá quatro sessões, cada uma abordando um tema relacionado às habilidades sociais. Ao fim dos encontros, todos os participantes receberão certificado.

Inicialmente, de 25 a 30 de abril, serão realizadas entrevistas com os integrantes para esclarecimento do projeto. Na próxima etapa, os egressos são divididos em grupos de até seis pessoas e podem escolher entre os seguintes horários: terças-feiras, das 9h30 às 11h, ou das 18h às 19h30, e quintas-feiras, das 18h30 às 20h. Para as turmas de terça, as reuniões terão início em 3 de maio; já para os grupos de quinta, em 5 de maio. As sessões acontecerão no Centro de Psicologia Aplicada da UNITAU (CEPA).

O projeto é vinculado à Comissão permanente de relacionamento com egresso da UNITAU (Copere). Os egressos interessados podem se inscrever clicando aqui.

Mariana Capibaribe