Pós-graduação da UNITAU capacita profissionais multidisciplinares para mediação de conflitos familiares

19/04/2022 12h54

Intervenção familiar, Educação, Psicologia, Pós-graduação

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com matrículas abertas até dia 30 de abril para o curso de pós-graduação em Intervenção Familiar: psicoterapia, orientação e mediação de conflitos. A especialização é direcionada a profissionais das áreas de saúde, de educação e de ciências sociais.

O período de formação é de 24 meses, com aulas quinzenais, 80% presenciais e 20% online. As aulas remotas são síncronas, portanto o link é disponibilizado no horário combinado e há interação entre alunos e professores. As lições não ficam gravadas para serem assistidas posteriormente.

A pós-graduação é pensada para profissionais que trabalham diretamente com casais, com famílias e com a comunidade. Nesses casos, é preciso um olhar apurado, estimulado pela formação especializada, como explica a Profa. Dra. Andreza Maria Neves Manfredini Tobias, coordenadora do curso. “Para ter atitudes e posturas específicas dentro da atuação, os profissionais devem se especializar para obter uma capacitação de alto nível”.

O conteúdo trabalhado na especialização é abrangente e indicado para profissionais, como psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, operadores do direito, filósofos, sociólogos, teólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogos, odontólogos e fonoaudiólogos.

Com corpo docente titulado, no primeiro ano da pós-graduação, os alunos compreendem o desenvolvimento da família como um sistema relacional, com variações e especificidades. No segundo ano, os estudantes são divididos em três grupos, de acordo com a área de interesse: os que desejam se tornar psicoterapeutas de famílias e de casais, aqueles que querem se tornar especialistas em orientação familiar sistêmica e os que querem se tornar mediadores de conflito.

Após a escolha da área de especialização, cada grupo, além de receber a teoria da especialização, tem a oportunidade de fazer um estágio supervisionado na área selecionada, oferecido pela UNITAU.

A formação em psicoterapia de família e de casal é disponibilizada a profissionais graduados em Psicologia e Psiquiatria. Já a orientação familiar e a mediação de conflitos podem ser escolhidas por profissionais das áreas de humanas, exatas e biomédicas.

A pós em Intervenção Familiar permite que o especialista compreenda e projete um panorama dos fenômenos que acontecem em comunidades, na família e entre os casais. “Ele pode mudar a visão da família diante de um conflito, diante de um problema, e assim construir relações melhores e um possível mundo melhor para essa família”, avalia a coordenadora.

Ana Julia Moreira

ACOM/UNITAU