Projeto da UNITAU leva culinária caipira à comemoração de 110 anos de Amácio Mazzaropi

06/04/2022 18h28 ⋅ Atualizada em 11/04/2022 16h22

Extensão, Museu, Mazzaropi, Sabores e saberes do campo, Culinária, Cultura, Nutrição

O projeto de extensão Sabores e saberes do campo, da Universidade de Taubaté (UNITAU), fará parte das comemorações dos 110 anos do cineasta Amácio Mazzaropi. No dia 9 de abril, das 10h às 12h, os estudantes do curso de Nutrição levarão pratos caipiras ao Museu Mazzaropi para degustação. O evento é gratuito e aberto ao público.

O aniversário é no sábado, mas a preparação para a festividade começa na sexta-feira, dia 8. Durante a tarde, os alunos do projeto se reúnem no laboratório de Técnica Dietética para elaborar a comida que será degustada no evento.

Foram escolhidas duas receitas, típicas da região, para a comemoração. “Vamos preparar uma degustação de dois pratos caipiras. Um é à base de milho e outro é à base de banana e mandioca”, coordenadora do projeto, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues.

A preparação do menu está sendo feita para duzentas pessoas, segundo a Profa. Ma. Michele Gilaberte Ribeiro, docente do curso. Mantendo o compromisso com a sustentabilidade, a comida será servida em recipientes biodegradáveis. “O suco de milho será servido em copos biodegradáveis de mandioca, e o crocante com vinagrete e capuchinha será servido na folha de bananeira”, explica a professora.

Além de saborear a comida caipira, os participantes do evento poderão aprender as receitas com os alunos responsáveis pela degustação. Também será disponibilizado um QR Code com acesso a uma apresentação sobre o Sabores e saberes do campo.

O curso de Nutrição da UNITAU realiza o projeto com o objetivo de apoiar os agricultores produtores de alimentos orgânicos ou agroecológicos, da região do Vale do Paraíba, na divulgação e na conscientização da comunidade sobre o consumo alimentar sustentável.

O convite para participar do evento no Museu Mazzaropi surgiu pelo objetivo comum entre a entidade e a UNITAU: apoiar os agricultores agroecológicos do Vale do Paraíba. “O Instituto Mazzaropi sempre buscou prestar apoio à área ambiental e a projetos regionais”, explica Cláudio Marques, curador do museu.

A programação do evento pode ser conferida no site do Museu Mazzaropi. Para acompanhar mais sobre o projeto Sabores e saberes do campo, siga o @saboresesaberesdocampo no instagram.

Ana Julia Moreira