Atividades esportivas têm impacto positivo no desenvolvimento da comunidade

04/04/2022 14h16 ⋅ Atualizada em 14/04/2022 09h24

Idoso, Atividade Física, PAFS, Esporte, Comunidade

 

Em 2013, durante uma assembleia geral da ONU (Organização das nações unidas), foi instituído o dia 6 de abril como o Dia internacional do esporte pelo desenvolvimento e pela paz, com o objetivo de celebrar o potencial do esporte para a educação e a formação cívica dos cidadãos. A data foi escolhida em homenagem ao dia de abertura da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia. 

A prática de esportes é uma aliada na educação. Com o esporte, pode-se complementar o ensinamento básico escolar e aprender sobre valores, respeito, trabalho em equipe, lealdade, disciplina, entre outros. 

“O esporte está presente em todas as culturas, podendo ser praticado e apreciado de diferentes formas. O Dia internacional do esporte pelo desenvolvimento e pela paz, criado pela ONU, nos mostra o quanto o esporte pode contribuir para o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade, levando-o a compreender e a respeitar as diferenças do outro e, assim, promover a paz”, avalia a Profa. Esp. Fernanda Rabelo Prazeres, da Universidade de Taubaté (UNITAU). 

A atividade física é uma excelente ferramenta para reinserir jovens na sociedade. Ensinando disciplina e respeito, ela funciona como uma medida socioeducativa. Considerando isso, o Departamento de Educação Física da UNITAU, junto à Secretaria de esporte e lazer e o Ministério Público, idealizou um projeto de extensão de práticas desportivas para adolescentes infratores. O programa pode atender até 35 menores e vai oferecer aulas de atividades funcionais e artes marciais. 

“O projeto de extensão é muito importante porque ele presta um grande serviço à comunidade, que tem necessidades especiais. Trabalhamos apenas com atividades que façam eles se reintegrarem à sociedade de forma lúdica e prazerosa. Essa parte de reintegração é muito importante”, explica o Prof. Me. Edésio da Silva Santos, responsável pelo projeto. O docente ressalta a importância das artes marciais como uma forma de educação. “Dentro das lutas, trabalhamos muita técnica e outros aspectos importantes, como educação, respeito, cumprir ordens. Eles adquirem conhecimento por meio disso”, completa o professor. 

Além deste projeto, a UNITAU oferece outros serviços à comunidade. O Programa de atividade física e saúde (PAFS) é um programa de extensão também do Departamento de Educação Física, que tem como objetivo a promoção da qualidade de vida por meio da prática da atividade física orientada. As aulas atendem crianças e idosos e contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo e social com atividades lúdicas de acordo com as possibilidades e necessidades de cada faixa etária.

A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) acredita que o esporte seja um indutor de transformação social, de desenvolvimento humano e de empoderamento dos jovens. No Brasil, ela busca reforçar o papel de catalisadora de ações que tenham o esporte como elemento de inclusão social e de uma cultura de paz. 

“O esporte é uma prática universal, posso não falar um idioma, mas podemos nos entender no desenrolar de um jogo, como torcedor ou como jogador. Não importa o nível (profissional, amador ou apenas para fins de lazer), é importante que o respeito esteja presente e que professores, técnicos e, principalmente, mídias e redes sociais mostrem e ensinem que o esporte é prazeroso, benéfico e respeitoso”, comenta a Profa. Fernanda.

A educadora reforça que essa prática é fundamental para o desenvolvimento. “Considero o esporte uma manifestação importantíssima para o crescimento da pessoa. Além dos benefícios físicos, ele nos ensina regras, trabalha o ganhar e o perder e auxilia no crescimento pessoal, nas ações cotidianas e contribui para a vida do cidadão”, finaliza a docente. 

Pedro Boaventura 

ACOM/UNITAU