Com inscrições abertas, projeto Novos Rumos oferece suporte para recolocação profissional

01/04/2022 14h03

Aluno, Psicologia

A reinserção no mercado é um desafio para quem sofreu com as demissões em massa na pandemia e exige preparação dos candidatos para encarar entrevistas e processos seletivos. Pensando nisso, o projeto de extensão Novos Rumos, da Universidade de Taubaté (UNITAU), oferece acolhimento psicológico e orientação para quem busca uma nova oportunidade de trabalho. As inscrições para os encontros estão abertas e vão até o dia 6 de abril.

Em 2022, a recuperação econômica pós-pandemia projeta um cenário promissor de empregos. A Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua, do Instituo brasileiro de geografia e estatística (IBGE), apresenta tendência de queda nos índices de desocupação, que se aproximam do patamar pré-pandemia. No 4º trimestre de 2019, 10,1% dos brasileiros estavam desocupados; a porcentagem subiu para 14,2% no mesmo período de 2020; já em 2021, o número caiu para 11,1% no compilado dos últimos três meses do ano.

A Profa. Dra. Quésia Kamimura, docente da UNITAU e economista responsável pelo Novos Rumos, explica que “o impacto da Covid-19 no mercado de trabalho foi muito significativo”, mas, com o avanço da vacinação e com o controle de casos e mortes, “tem-se a expectativa de que, aos poucos, o mercado de trabalho vai ter um fôlego”. A retomada é liderada pelos setores de alojamento e alimentação, de serviços domésticos e de construção civil, prejudicados durante o isolamento. “Consequentemente, esse crescimento gradual e esse realinhamento das cadeias produtivas vão refletir no desempenho da taxa de ocupação”, analisa a professora.

Para fazer parte da estatística de retorno ao mercado de trabalho pós-pandemia, é preciso se preparar. O projeto de extensão Novos Rumos foca na reinserção do trabalhador desempregado e fornece o suporte necessário para que o candidato tenha sucesso nos processos seletivos e na recolocação.

O primeiro passo para se candidatar a uma vaga é o currículo. A apresentação profissional pode parecer simples, mas demanda uma elaboração específica e detalhada, como afirma a Profa. Ma. Monique Marques da Costa Godoy, docente da UNITAU e psicóloga responsável pelo projeto. “É um processo de autoconhecimento, de estratégia, ao se olhar para o mercado de trabalho, ao se ver quais são as empresas em potencial que combinam com as habilidades e ao se fazer a construção de um currículo bem apresentado”.

Além das competências técnicas exigidas para cada cargo, outros aspectos devem ser observados pelos candidatos, como as habilidades sociais. “Hoje, nós temos plena consciência dentro do mercado que essas habilidades são tão importantes quanto as técnicas para desenvolver um bom trabalho”, explica a psicóloga. Nos encontros do projeto, os participantes aprendem sobre resiliência, controle de estresse e outras aptidões comportamentais necessárias para o mercado.

O Novos Rumos também atende as pessoas que desejam trilhar o caminho do empreendedorismo. As reuniões abordam a educação financeira e direcionam análises do mercado de trabalho.

As inscrições para o projeto seguem abertas até o dia 6 de abril. Inicialmente, os inscritos passarão por uma fase de entrevistas, na qual serão recolhidas as necessidades de cada participante. A partir do dia 11 de abril, começam as sessões. Cada grupo terá seis integrantes e poderá participar de quatro a oito encontros em cada módulo.

As reuniões de reinserção ao mercado de trabalho serão presenciais e acontecem às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, e às sextas-feiras, das 18h às 19h30, no Centro de Psicologia Aplicada da UNITAU (CEPA). Já as de empreendedorismo serão híbridas, às quartas-feiras, das 18h às 19h, no Departamento de Gestão e Negócios, e aos sábados, das 9h às 11h, via plataforma digital.

Para se inscrever, preencha o formulário disponível aqui.