PAFS retoma atividades esportivas para crianças e idosos

28/03/2022 16h40

Extensão, Idoso, Saúde, Atividade Física, Esporte

O Programa de Atividade Física e Saúde (PAFS) da Universidade de Taubaté (UNITAU) deu início às atividades do primeiro semestre de 2022 na semana de 21 a 25 de março. Participantes voltaram a frequentar aulas esportivas no Campus Bom Conselho.

Apesar de a retomada presencial ter acontecido no segundo semestre de 2021, a volta em 2022 teve maior público. “Eu não esperava um retorno tão rápido em quantidade de alunos, voltaram em um número bem interessante e super ansiosos. Eles estavam sentindo falta realmente do trabalho presencial, não só da parte social entre eles, mas com os bolsistas e o local”, conta o Prof. Me. Carlos Eduardo Cesar Mine, do Departamento de Educação Física, instrutor do PAFS há 6 anos.

O docente explica que o programa oferece alongamento e musculação para idosos e natação e ginástica para crianças de 6 a 16 anos. Em todas as modalidades, as aulas têm duração de 50 minutos.

Com a finalidade de melhorar a qualidade de vida por meio da prática física orientada, o PAFS conta com a participação de alunos, voluntários, bolsistas e um professor responsável por cada modalidade.

Os bolsistas e voluntários que fazem parte do programa não são fixos em somente uma modalidade.A intenção do projeto é eles passarem por todas as aulas oferecidas pelo programa para adquirirem bagagem para o mercado de trabalho.

A Isabela Moreira Felix, do 3° semestre de Educação Física, bolsista do PAFS, comenta que “é uma oportunidade muito legal de participar desse projeto, porque, como eu ainda estou no começo do curso, posso ter mais experiências”.

Maria da Graça Ferreira, aluna do programa desde 2019, expõe que nessa primeira semana de volta as aulas já sentiu diferença nas dores musculares. “Participar desse projeto é tudo na minha vida, os alunos são uns anjos, vão ser ótimos profissionais” elogia.

As inscrições para o Programa de Atividade Física e Saúde acontecem anualmente no início do mês de março. Para se inscrever, é obrigatório apresentar atestado médio de cardiologista atualizado. No início das aulas, é feita uma avaliação física de todos os integrantes.

Ana Julia Moreira